Dicas para instalar pisos laminados

Escrito por naima manal | Traduzido por leonardo de azevedo prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para instalar pisos laminados
Os pisos laminados são fáceis de limpar

Os pisos laminados são uma forma barata de realmente atualizar e transformar um ambiente. Eles oferecem estruturas fáceis de limpar que demandam pouca manutenção, além de não serem difíceis de instalar, ao contrário dos pisos de madeira e cerâmica. Algumas dicas em relação a pisos laminados irão impedir que você cometa alguns erros comuns durante a instalação.

Outras pessoas estão lendo

Antes de começar

O primeiro passo é medir o tamanho do ambiente. Determine a largura e o comprimento com uma fita métrica e depois utilize essas medidas para calcular a quantidade necessária de pisos laminados e de barreiras de vapor. Além disso, tenha à mão um martelo, um pé de cabra, um pincel, serra tico-tico, serra de mão, espaçadores e cola para pisos laminados, se necessário.

Preparação

Utilize o pé de cabra e o martelo para remover os rodapés antigos. Se o seu quarto não tiver rodapés de madeira, será necessário instalá-los ao final para dar um acabamento melhor.

Limpe o chão para ter certeza de que a superfície esteja lisa, sem nenhum buraco ou montinhos. Para pequenas imperfeições, lixe as áreas mais altas e preencha os buracos com massas niveladoras. Imperfeições maiores podem demandar a criação de um novo contrapiso. É muito importante que a superfície não esteja desnivelada ou desfigurada.

Utilize a barreira de vapor sobre o contrapiso de madeira para proteger a área sob a laminação. Se estiver assentando o piso sobre um contrapiso de cimento, você dever proteger o piso vedando a barreira de vapor nas bordas e colocando-a nas paredes também. Essa barreira deverá ter altura suficiente para proteger os rodapés, quando forem colocados após a instalação do piso.

Colocação do piso laminado

Coloque a primeira fileira de pisos laminados na direção onde há luz do sol. Em seguida, coloque espaçadores ao longo da parede para manter a mesma distância ao longo dela. O piso costuma expandir com o tempo, então é importante que esse espaço seja fornecido. Continue colocando as outras fileiras utilizando um martelo e um bloco de madeira para posicionar as peças. Aplique cola às junções, se necessário.

Você precisará contrabalancear as peças enquanto coloca o piso laminado, pois a consistência dos pisos pode ser comprometida se essas peças estiverem alinhadas. Ao final de cada fileira e nos cortes em torno de paredes e outros obstáculos, deixe cerca de 6 mm de espaço para expansão.

A instalação do piso laminado irá continuar de forma tranquila até que você chegue à última fileira. Nesse momento, você precisará tirar algumas medidas de largura ao longo desse espaço final para depois cortar as peças e encaixá-las. Utilize cola para fixar essas peças às anteriores para maior consistência. Quando o piso estiver colocado, reinstale os rodapés ou coloque novos. Agora o seu piso está completo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível