Dicas para jateamento de areia em automóveis

Escrito por paul miceli Google | Traduzido por alexander anhaia
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Dicas para jateamento de areia em automóveis
Jateamento de areia pode remover descamações e buracos de ferrugem (Blue old-fashioned rusty ancient car image by MaroÅ¡ Markovič from Fotolia.com)

Jateamento de areia é uma técnica mecânica que é comumente usada para remover pintura velha e enferrujada da lataria de automóveis. É um método mais agressivo que o lixamento convencional, e permite a remoção de buracos de ferrugem, assim como qualquer corrosão na superfície do carro. Entretanto, esse método pode deixar pequenas fissuras no metal. Por essa razão, deve-se apenas utilizar esse método em metais espessos que não deformem ou desintegrem facilmente.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Kit de mecânica
  • Painel de suporte
  • Espátula de metal
  • Solução decapante lavável em água
  • Luvas de proteção
  • Água
  • Toalhas desengraxantes
  • Discos de lixa de óxido de alumínio P80
  • Lixadeira orbital
  • Cabine de jateamento
  • Máquina de jateamento
  • Ponto elétrico
  • Mangueira de ar comprimido
  • Macacão protetor
  • Óculos de proteção
  • Máscara protetora

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Instruções

  1. 1

    Remova todas os encaixes externos do carro e, onde for possível, remova completamente as peças da lataria do veículo. Coloque as peças sobre um painel de suporte e raspe a pintura suavemente com uma espátula de metal. Vista um par de luvas de proteção e aplique uma generosa camada de solução decapante na pintura, deixando agir por 15 minutos. Use a espátula para remover a tinta da superfície e enxágue com água morna para parar o ingrediente ativo na solução decapante. Seque o painel de metal cuidadosamente com as toalhas desengraxantes.

  2. 2

    Use um disco de lixa de óxido de alumínio P80 numa lixadeira orbital para remover qualquer traço de tinta. Tenha certeza de que a peça seja lixada completamente, para remover toda a ferrugem da superfície. Limpe-a cuidadosamente antes de fazer a inspeção. Qualquer ferrugem restante deve, agora, estar bem visível para ser jateada e garantir uma remoção adequada.

  3. 3

    Coloque a peça da lataria na cabine de jateamento com um suporte resistente. Conecte a máquina de jateamento na tomada principal e encaixe a mangueira de ar comprimido no engate. Vista o macacão de proteção, os óculos, a máscara e as luvas antes de começar. Tenha certeza de que não há partes da sua pele descobertas. Ligue a unidade de extração da cabine de jateamento usando o painel de operação fornecido. Garanta que todos os pontos de entrada da cabine estão fechados e selados.

  4. 4

    Ligue a máquina de jateamento. Posicione o bico da máquina sobre a área enferrujada da peça da lataria e acione o gatilho para liberar o jato de areia. As partículas de areia vão penetrar a ferrugem. O jato deve ser apontado para o painel poucos segundos por vez. Cheque visualmente para ter certeza de que as partículas de areia não estão penetrando o metal. Continue até que toda a ferrugem tenha sido removida.

  5. 5

    Desligue a máquina de jateamento. Sopre todas as partículas de areia para fora da peça da lataria e a remova da cabine de jateamento assim que estiver desligada. Uma pequena aplicação de massa plástica pode ser necessária, se a areia causou buracos no metal, antes que o escovamento possa ser feito.

Dicas & Advertências

  • Algumas cabines de jateamento de areia também têm uma ferramenta automática, que permite que toda peça de metal seja jateada sem precisar de um operador. Entretanto, deve-se usar o método manual para algumas áreas da peça que a ferramenta automática não consegue alcançar.
  • O jateamento de areia é um procedimento altamente perigoso, e nunca deve ser feito sem o uso de equipamento de proteção.

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