Mais
×

Dicas de lavagem para graxa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma das piores coisas que podem acontecer para um artigo de vestuário é ser molhado com graxa. Seja óleo de cozinha ou de motor, as manchas de graxa há tempos fazem parte das histórias de terror da lavanderia. No entanto, com alguns cuidados, é possível dominá-las. Tratada da forma correta uma mancha desse calibre necessita de algum trabalho duro, mas no fim a roupa salva faz valer a pena.

Tratada de forma correta, uma mancha de graxa pode ser completamente removida de uma peça de vestuário

Esfregando

Assim que você encontrar uma mancha de graxa, a melhor coisa a fazer é esfregá-la. Quanto antes possível melhor, pois manchas de graxa que estão há mais tempo na roupa não são receptivas a essa parte do processo. Utilize o lado áspero da esponja e molhe-a com água, então polvilhe levemente um pouco de bicarbonato de sódio sobre a mancha e a esfregue com uma espoja molhada. A melhor forma de fazer isso é esfregar em pequenos círculos, em sentido anti-horário.

Deixando de molho

Uma vez que a mancha tenha sido esfregada com bicarbonato de sódio, enxague o excesso de pasta e prepare um recipiente com água quente. Ao recipiente, adicione de 1 a 3 colheres de sopa de detergente de lavar louça removedor de graxa. Uma vez que o molho esteja bom e espumante, coloque as roupas sujas e espere 30 minutos. Certifique-se de drenar completamente o molho caso você esteja usando uma máquina de lavar, pois o excesso de detergente para louças pode interferir na próxima parte do processo.

Lavando

Coloque uma carga de roupas apenas com roupas sujas de graxa. Certifique-se de que a água esteja quente e use uma quantidade normal de detergente, proporcional à quantidade de roupas que você pretende lavar. Antes que o primeiro ciclo comece, adicione uma lata de refrigerante. Refrigerante escuro de cola é o melhor, mas caso você esteja preocupado com transferência de cor, pode utilizar refrigerante claro ou sem cor. Ao terminar a lavagem, a mancha de graxa deve ter sumido. Caso ela não suma, você provavelmente deve jogar a peça de roupa fora, pois tratamentos futuros apenas a danificarão mais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article