Dicas para lidar com pessoas que reclamam muito

Escrito por michele cooper | Traduzido por morgana nunes
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Dicas para lidar com pessoas que reclamam muito
Se você tiver um reclamador crônico em casa isso pode prejudicar seu relacionamento (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O setor de serviços está cheio delas - quer você trabalhe em um restaurante, loja de varejo, companhia aérea ou hotel. As pessoas que se queixam são o medo e a irritação da maioria dos trabalhadores desse setor. Na verdade, a maioria das pessoas, no trabalho e no lazer, lidam regularmente com os reclamadores. Alguns deles têm boas razões para expressar suas opiniões, enquanto outros simplesmente fazem da reclamação um hábito. De qualquer maneira, há muitas maneiras de lidar com esse tipo de pessoa.

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Ouça

Ouça a pessoa que está reclamando e não tire conclusões precipitadas sobre as queixas. Deixe-a falar e certifique-se de compreender o que ela está dizendo. Não seja desdenhoso, mesmo que não concorde com ela. Descubra o que está motivando-a a reclamar. Uma vez que você saiba a razão, tente conduzi-la para um melhor estado de espírito, oferecendo soluções para a sua insatisfação. Se for uma relação pessoal, considere que a pessoa é simplesmente infeliz e está expressando sua infelicidade através de reclamações.

Dicas para lidar com pessoas que reclamam muito
A comunicação aberta é importante se você quiser chegar à raiz das reclamações (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Expresse empatia

Lastimadores crônicos são aqueles que se queixam de tudo - a comida está muito salgada, o clima está sempre ruim, o ônibus está sempre atrasado, etc. Esses tipos precisam de um tratamento especial, principalmente no local de trabalho. Embora seja tentador ignorar toda a reclamação, é mais fácil simplesmente dar alguma empatia e retirar-se o mais rápido possível. Acene a cabeça e dê um sorriso que de uma maneira diga: "Uau, isso é muito ruim", e passe para outro cômodo ou outro assunto.

Foque no otimismo

Se você for confrontado por uma pessoa que está realmente descontente com uma situação em particular, mas não é uma queixosa crônica, tente se concentrar no lado positivo. Por exemplo, se um colega estiver reclamando sobre o chefe, tente mudar seu foco para o otimismo. Experimente o hábito de dizer "sim, mas" e faça-o pensar sobre os pontos positivos - que é bem pago, tem bons horários, não precisa ver o chefe muitas vezes, etc.

Não leve para o lado pessoal

Uma das dicas mais importantes para manter a sua sanidade ao lidar com uma pessoa que se queixa muito é não levar isso para o lado pessoal. Pode ser difícil se você trabalhar no setor de serviços e alguém estiver com raiva, mas ela provavelmente não está com raiva de você especificamente. Se for pessoal, então peça desculpas, ofereça uma remedição quando puder, e siga em frente. Não se culpe se a pessoa não puder seguir adiante. Ter duas pessoas indignadas (o reclamante e o ouvinte) só piora as coisas.

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Pode ser difícil retirar-se do problema, mas isso o ajudará a manter a calma (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

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