Mais
×

Dicas para limpar chapas de fogão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Chapas de fogão são ideais para panquecas de cozinha, salsichas ou outros pratos para cozinhar em quantidade. Coloque estas superfícies alongadas sobre duas bocas de fogão, aqueça-as à mesma temperatura e você está pronta para começar. As chapas vêm em versões antiaderente e de ferro fundido, sendo ambos seguros para limpar com água e sabão. Os de ferro, no entanto, podem precisar de algumas dicas de limpeza extra.

Chapas de fogão funcionam bem para panquecas (pancakes image by Photoeyes from Fotolia.com)

Lã de aço

A lã de aço serve para livrar manchas de ferrugem em uma chapa de ferro fundido, de acordo com What’s Cooking America. Limpe sujeiras específicas com ela até que sejam totalmente removidas. Depois de tirar toda a ferrugem, lave e seque a chapa como faria depois de um uso normal. Só use a lã de aço em chapas de ferro fundido, nunca nas antiaderentes. Limpadores abrasivos ou esfregões podem danificar a superfície destas.

Pasta de bicarbonato de sódio

Chapas de ferro fundido, às vezes, ficam endurecido por causa da gordura. A companhia de aparelhos de cozinha WolF recomenda primeiro raspar qualquer oleosidade com um utensílio de metal, como uma espátula ou mesmo uma lâmina de navalha. Em seguida, misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um pouco de água e limpe a chapa com a pasta e esponja. Mais uma vez, use apenas essa pasta e utensílios de ferro fundido e não nos antiaderentes.

Amônia

A amônia serve para remover o acúmulo esquecido em chapas de ferro fundido. Coloque a chapa e um recipiente com 1 xícara de amônia em um saco plástico grande. Feche o saco e deixe-o parado por pelo menos oito horas. Coloque-o do lado de fora ou em uma área com muita ventilação. Lave a chapa e seque de novo. A amônia não é um método para usar em chapas antiaderentes.

Secagem

Secar uma chapa de ferro fundido é essencial após cada utilização. Certifique-se de que esteja completamente seca, mesmo aquecendo-a em uma boca de fogão para remover o excesso de umidade. Aplique uma fina camada de óleo vegetal ou de amendoim com um pano macio ou passe uma toalha de papel. Aconselha-se a passar o óleo enquanto a panela ainda estiver quente, se for usar o método de aquecimento. Chapas antiaderentes não precisam ser secas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article