Dicas para listar habilidades informáticas em um currículo

Escrito por marina martin | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Ao escrever um currículo, você pode estar confuso sobre as habilidades que deve listar especificamente e as que são tão insignificantes que os empregadores podem assumir que todos os candidatos as possuem. O fato de que a maioria dos currículos sejam analisados por software de computador, antes do que por seres humanos, adiciona uma dimensão a essa decisão. A boa notícia é que há algumas práticas que você pode aplicar à seção de "habilidades informáticas" do seu currículo.

Outras pessoas estão lendo

Use palavras-chave

Quanto maior seja a empresa na qual você está se candidatando, maiores serão as chances de que o currículo seja lido em primeiro lugar por um computador e não por um empregado de RH. Os softwares de análise de currículos buscam palavras-chave específicas relacionadas com a posição que você busca e, se as requeridas não aparecerem no seu papel, você será descartado antes de que uma pessoa chegue a ver as suas qualificações.

Embora certas habilidades sejam consideradas "básicas" em um currículo (por exemplo, o Microsoft Word), você nunca saberá se o seu empregador potencial considera a proficiência na ferramenta como um requisito mínimo nos candidatos.

Não há necessidade de exagerar e mencionar todos os programas de computador que você conhece (como o Paint ou o Bloco de notas), mas é bom listar os programas principais, como os componentes do Microsoft Office. Liste a versão mais recente do software na qual você possua proficiência, não todas; se conhece o Word 2007, normalmente é assumido que conhece o Word XP. O contrário, no entanto, não é certo. Listar o Word XP não garante que você conheça o Word 2007.

De forma similar, especifique a versão mais atual de cada sistema operacional com o qual você esteja familiarizado (Windows 7, Mac OS X 10.5) e não todas as existentes.

Especifique o nível de conhecimento

Use parêntesis para especificar o nível de conhecimento que você possui em cada habilidade. Por exemplo: "Windows 7 (iniciante); Word 2007 (intermediário); HTML (avançado)".

Se você tiver um espaço limitado, deixe as habilidades de nível iniciante sem comentar, por exemplo: "Windows 7; Word 2007 (intermediário); HTML (avançado)".

Agrupe os programas similares

Simplifique a análise da seção de habilidades informáticas agrupando elementos similares. Por exemplo, você pode listar os sistemas operacionais no primeiro lugar, depois os aplicativos de software e por último as linguagens de programação.

A honestidade é a melhor política

Não minta nem exagere na sua proficiência. O empregador busca a pessoa mais idônea para a posição; se ele precisar de um usuário avançado do Excel e você não souber como criar uma macro, o começo no trabalho será muito difícil e o seu empregador perderá tempo valioso por causa da falta de produtividade.

Se você acreditar que as suas habilidades informáticas não estão à altura das necessidades da posição, liste-as honestamente, mas esclareça na carta de apresentação e no objetivo laboral que você é um aprendiz rápido e ávido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível