Dicas de maquiagem para peles maduras

Escrito por fátima telles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de maquiagem para peles maduras
Leve e natural (Stephanie White/Photodisc/Getty Images)

Quando os sinais do tempo começam a aparecer no rosto, a maquiagem pode ajudar a suavizá-los bastante. Com o avanço da idade, a pele fica visivelmente mais seca e perde a elasticidade. Formam-se linhas finas ou mais profundas ao redor da boca e dos olhos. É quando alguns truques de maquiagem podem embelezar o rosto e suavizar esses inconvenientes. Mas é preciso saber escolher as cores e texturas certas dos produtos para não acabar ressaltando os problemas, ao invés de camuflá-los.

Outras pessoas estão lendo

Prepare a pele

Use primeiro um primer, produto para ser aplicado no rosto todo e que deixa a pele mais lisa, preenche poros e suaviza as rugas. Depois é a vez da base, que deve ser líquida e com textura fina. Quanto mais espessa a base for, ao invés de amenizar as rugas, poderá acentuá-las. Aplique-a do centro do rosto para as laterais. Se ainda houver necessidade, use o corretivo líquido um pouco mais claro nas manchinhas e olheiras. Evite passar pó sobre a base ou corretivo para não deixar a maquiagem "pesada".

Tons sem brilho

Brilhos e cintilância atraem o olhar para a região e evidenciam os problemas. Por que então aplicar sombra cintilante numa pálpebra "caída"? Jamais! Evite iluminar muito a área dos olhos e trabalhe com sombras opacas e neutras. "Passe o marrom, na linha de transferência (côncavo) da pálpebra, esfumaçando bem e sempre subindo e alongando em direção ao canto externo dos olhos", explica a maquiadora Inez Barreiro. As melhores cores de sombra para peles maduras são os terrosos e marrons e isso vale também para o lápis de contorno de olhos.

Liberdade para os lábios

Não há restrição de cor para os lábios. Vale o gosto pessoal. Apenas procure usar batons cremosos para evitar formar riscos sobre a boca. Com o passar dos anos os lábios vão ficando mais finos e perdem o preenchimento natural. "Aplique um hidratante labial. Por cima, passe o batom cremoso e só então faça o contorno com um lápis na mesma tonalidade, para definir melhor os lábios", ensina a maquiadora Inez Barreiro. Para disfarçar as ruguinhas acima da boca (código de barras), já existem cremes de tratamento bastante eficazes de ação imediata, os 3D Lifting.

Sobrancelhas definidas

Geralmente nessa fase muitas mulheres apresentam falhas nas sobrancelhas. Corrija isso com uma sombra marrom ou grafite, preferindo os tons mais fechados e sem brilho. Depois da sombra aplicada e a correção da sobrancelha, finalize com máscara apenas nos cílios superiores. Nas maçãs aplique blush cremoso ou liquid, em tom de pêssego, rosa ou alaranjado para dar um ar de saúde. Para valorizar o maxilar, trabalhe com sombreamento nos contornos, usando uma base um pouco mais escura. O bonito na maquiagem em peles maduras é a naturalidade. Deve-se camuflar, nunca tentar fazer desaparecer, as marcas que a vida deixou. Esse é o segredo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível