Dicas para massagem nos ombros

Escrito por sandra koehler | Traduzido por marla maisonnett
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Dicas para massagem nos ombros
Ajude um amigo a aliviar o estresse com uma massagem nos ombros (shoulder massage image by Deborah Benbrook from Fotolia.com)

Os ombros e o pescoço são áreas chaves que suportam a maior parte da tensão e do estresse do corpo, o que resulta em rigidez e dor. Essa dor pode se propagar para a cabeça e a mandíbula, causando dores de cabeça que descem até as costas. A massagem nos ombros, feita corretamente, pode relaxar a tensão nos músculos e soltar os nós que causam a dor em vários lugares do corpo. Ela também pode aliviar o estresse para permitir que o corpo e a mente trabalhem de forma mais eficiente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Travesseiro
  • Óleo ou loção de massagem

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Instruções

  1. 1

    Posicione a pessoa a ser massageada sentada com os braços descansando sobre um travesseiro no colo.

  2. 2

    Aplique um pouco de óleo ou loção nas mãos, e esfregue um pouco nos dois ombros da pessoa.

  3. 3

    Aqueça os músculos dos ombros com passadas deslizantes longas, com a mão aberta, começando entre as omoplatas e subindo até o pescoço e voltando para os ombros. Repita isso várias vezes.

  4. 4

    Amasse o músculo trapézio superior entre o ombro e o pescoço, apertando suavemente e depois soltando. Repita isso várias vezes.

  5. 5

    Aplique pancadas deslizantes com os dedões entre as omoplatas, e indo até a área do pescoço. Repita isso várias vezes.

  6. 6

    Repita o passo anterior no trapézio superior, desde o ombro até o pescoço, repetidas vezes.

  7. 7

    Repita as pancadas deslizantes longas nos ombros com um pouco de pressão. Diminua a pressão a cada passada.

Dicas & Advertências

  • Consulte um médico antes de receber uma massagem para estar a par das contraindicações ou das condições em que a massagem não é aconselhável.
  • Se esta posição for desconfortável, tente sentar na frente de uma mesa e descansar a cabeça e os braços em um travesseiro sobre ela. Evite virar a cabeça.
  • Óleo de massagem ou loção diminui e reduz o atrito da pele.
  • A pressão pode ser alterada conforme seja necessário.
  • Beba muito líquido depois de uma massagem para eliminar as toxinas liberadas com a massagem.
  • A massagem deve ser interrompida se surgirem dores ou desconforto. Procure aconselhamento médico caso sinta dores ou novos sintomas.
  • É preciso ter cuidado para evitar áreas com ossos e sensíveis tais como a omoplata, as extremidades distais do ombro e a espinha.

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