Dicas para melhorar a qualidade de voz num estúdio de gravações

Escrito por matt gerrard | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para melhorar a qualidade de voz num estúdio de gravações
Estúdios de gravação são especialmente construídos para serem à prova de som (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os vocais são o ponto central de uma canção, então, é importante que eles soem da melhor maneira possível. Há algumas técnicas e táticas que você pode usar no estúdio para evitar alguns problemas comuns que prejudicam as gravações vocais. Bloquear os barulhos tanto de dentro quanto de fora do estúdio é essencial para capturar o melhor desempenho vocal possível. Uma vez que a gravação estiver completa, faça uma pós-produção para maximizar a qualidade vocal.

Outras pessoas estão lendo

Prevenção de barulhos externos

Embora os barulhos externos possam ser removidos da gravação depois que ela for terminada, isso vai diminuir a qualidade geral e o nível de detalhamento no arquivo de áudio. Você vai obter resultados muito melhores se colocar insonorização básica antes de começar. Porões costumam ser excelentes estúdios de gravação, pois a maior parte dos barulhos de trânsito e ventos do lado externo serão abafados. Ou, escolha uma sala no meio da construção que não tenha nenhuma janela com abertura para a rua. Pendurar tapetes e carpetes pesados nas paredes também ajuda a absorver um pouco do som.

Prevenção de reflexão interna

Sua gravação de voz vai melhorar e você colocar um pouco de isolamento dentro da sala de gravação. Os sons podem ricochetear as paredes e serem detectados pelo microfone. Essas reflexões iniciais produzem zumbidos de alta frequência na sua gravação. Pendure espumas, tapetes ou cortinas à prova de som nas paredes interiores para ajudar a amortecê-los, obtendo assim um resultado final mais limpo.

Compressão de entrada

Execute seu microfone num compressor antes de conectá-lo ao equipamento de gravação para comprimir o áudio no caminho para o sistema. As mudanças dinâmicas no volume serão niveladas, dando um volume próximo ao nível comum. Isso vai permitir que você se beneficie mais, proporcionando um sinal mais alto com menos barulhos ao fundo. Você sempre pode aplicar mais compressão durante a pós-produção, mas gravar com uma compressão sutil no canal de entrada te ajuda a ter uma estrutura dinâmica previsível para trabalhar.

Equalização apropriada

Os equalizadores permitem que você corte e aumente as frequências ao longo de uma banda de frequência muito maior que a voz humana. Isso significa que grande parte do espectro não é usado pela gravação, permitindo que barulhos indesejados e interferências de fundo invadam a gravação. Configure um filtro de alta frequência que corte a parte inferior da banda de frequência. Aumente o controle de ganho até que alguns graves dos vocais comecem a desaparecer, diminua novamente para que o vocal em si não seja afetado. Crie um filtro de baixa frequência e o diminua a partir do topo para remover qualquer barulho de alta frequência que esteja ao fundo. A gravação final não deve ser afetada por estes filtros, mas eles vão ajudar a criar um "ar" e "espaço" adicionais em volta dos vocais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível