×
Loading ...

Dicas para organizar um fichário

Atualizado em 18 julho, 2017

Você é um aluno desorganizado ou conhece algum aluno desorganizado? Os fichários são ótimas ferramentas para manter as anotações organizadas, pois eles proporcionam liberdade o suficiente para personalizar seus métodos de organização e, também, é uma maneira de manter as atividades escolares em um mesmo local. Os alunos mais organizados se estressam menos e se saem melhor na escola, pois eles estão preparados para as aulas e confiam no seu desempenho. Os fichários ajudam os alunos a manterem suas anotações organizadas.

A chave é a simplicidade para que o fichário ajude na organização (Le Club Symphonie/Ian Nolan/Photodisc/Getty Images)

Os fichários

Para ter um fichário organizado é preciso tomar algumas decisões. O aluno deve escolher se ele quer um fichário maior para todas as matérias ou fichários menores individuais. Assim que a escolha for feita, é preciso separar os papéis, jogando fora o material desnecessário.

Primeiro, para arrumar o fichário, é necessário perfurar as folhas e colocá-las nele. Não se deve furar os papéis com o fichário, pois isso deixará o material com um aspecto bagunçado. Outra dica é comprar folhas soltas. As folhas de caderno quando destacadas ficam com as bordas bagunçadas que se prendem às outras folhas conforme as páginas são viradas.

Loading...

Divisórias

As divisórias ajudam a facilitar a localização de informação nos fichários. É possível encontrar divisórias que podem ser personalizadas, no entanto, os alunos preferem fazer a suas próprias divisórias com papelão; muitos usam as divisórias como um código de cores para as matérias.

As divisórias são úteis quando elas servem tanto para o aluno quanto para as disciplinas. Por exemplo, as matérias de língua portuguesa e literatura podem ser divididas em tarefas e anotações de gramática, leitura e escrita. As divisórias devem seguir uma lógica ou o aluno não terá propriedade da organização do fichário e deixará de usá-lo.

Manutenção

Geralmente, os alunos possuem uma ótima criatividade para enfeitarem os fichários. A melhor dica a ser dada é fazer bom uso dele, isto é, não incluir materiais irrelevante e não arrancar as folhas ou atividades do fichário, mas, em vez disso, deve-se abri-lo e retirar a folha cuidadosamente para que quando os professores retornarem as atividades, elas sejam repostas em seus devidos lugares.

Deve-se examinar as anotações dos fichários, pois geralmente elas ajudam nos estudos e na elaboração de trabalhos. É fácil folhear um fichário e os alunos podem fazer isso quando estiverem tendo ideias para um trabalho ou estudando para uma prova, pois as anotações no fichário são a soma total do conteúdo das matérias.

Os alunos devem ser cuidadosos com o que eles colocam nos fichários. Se uma unidade tiver acabado, pergunte ao professor se as anotações devem ser mantidas. Caso o contrário, descarte-as para que o fichário não fique abarrotado de papel.

Loading...
Loading ...
Loading ...