×
Loading ...

Dicas para ornamentar um alpendre com modelos de balaústres de madeira

Atualizado em 19 julho, 2017

Os balaústres de madeira são usados para ornamentar um alpendre e não somente dão um toque atrativo ao parapeito, como também aumentam o valor de sua casa, às vezes, em até 30%. Pesquisar os diversos modelos e tamanhos de balaústres de madeira pode ajudar a lhe dar ideias de como decorar seu alpendre.

Alpendres com balaústres decorativos valorizam a sua casa (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Balaústres de 50 cm

Muitas cidades e municípios têm códigos de construção para determinar a altura mínima permitida aos balaústres de alpendres ou sacadas. Consulte um fiscal de obras da sua cidade para ver se algum lei se aplica a sua área. Eles podem ser utilizados normalmente em alpendres que não possuem limitações legais. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regula que o tamanho mínimo dos parapeitos ou guarda-corpos sejam de 1,10 m, portanto, sugere-se a utilização de balaústres de 50 cm, com um grande corrimão de 5 x 30 cm por cima, um rodapé de 5 x 20 cm e um espaço de 10 cm para os pés, dando uma altura total adequada à norma. A adição de um elemento decorativo funcional e uma moldura de canto da era vitoriana similar ou suportes sofisticados para a parte superior do seu alpendre podem realçar seus balaústres de madeira lisa. A galeria completa de fotos de alpendres, usando suportes e decorações funcionais, pode ser encontrada no site vintagewoodworks.com.

Loading...

Balaústres de 65 cm

Os balaústres de 65 cm satisfazem a maioria dos códigos de construção e são os mais populares para alpendres. Você pode fazer um parapeito com altura geral de 1,10 cm ao adicionar um corrimão superior de 5 x 20 cm, um rodapé de 5 x 15 cm e um espaço para os pés de 10 cm. Os balaústres de tamanhos personalizados, como um de 70 cm, podem ser feitos por algumas empresas para combinarem com um grande alpendre frontal e colunas ou pilares. O site Westernspindles.com exibe vários alpendres, usando balaústres de madeira em sua galeria de fotos.

Os balaústres de madeira podem ser feitos de madeira laminada colada ou maciça, inclusive cedro, sequoia e a mais popular, Douglas Fir, devido à sua durabilidade. Eles podem ser pintados ou tingidos para combinar com a cor de seu tapume ou guarnição. Uma ideia interessante é pintar apenas uma parte dele, tal como a esfera ou parte arredondada, com uma cor diferente do resto do balaústre.

Balaústres de 80 cm

A altura de 80 cm oferece um corrimão maior e, possivelmente, mais seguro para alpendres que fiquem mais longe do chão ou para uma varanda. Eles fornecem um corrimão com altura total de 1,10 m ao utilizar um corrimão superior e rodapé de 10 cm e um espaço para os pés de mesmo tamanho. Esse balaústre também funciona bem se você não tiver um rodapé ou espaço para os pés, mas ainda quiser bastante altura. Porém, nesse caso, o tamanho do corrimão superior deve ser maior para que o parapeito entre nas normas da ABNT. Eles ficam melhores se estiverem espaçados com apenas alguns centímetros de distância e forem do mesmo tamanho e design. Você pode misturar e combinar o corrimão superior e o rodapé ao pintá-los com cores diferentes dos balaústres.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...