Mais
×

Dicas para patins quatro rodas

Atualizado em 17 abril, 2017

Patins quatro rodas são aquelas em que as rodas formam um retângulo. Não são tão populares hoje como eram antigamente, mas ainda garantem muita diversão. Considerado mais lento e mais estável do que o patins in line, o quatro rodas pode ser usado por qualquer pessoa, independente da idade ou tipo físico. Com o domínio dos conceitos básicos, o patins certo e cuidados com a segurança, você conseguirá patinar como os melhores em pouco tempo.

Patins quatro rodas são mas seguros do que o "in line"

Início

A posição do corpo quando se patina em um quatro rodas não é o mais importante quando se tem experiência, você conseguirá automaticamente manter seu equilíbrio em posições diferentes, mas no começo recomenda-se tentar manter apenas a estabilidade. Mantenha os joelhos levemente flexionados sem travá-los e vire-os para fora, deixando-os na direção dos ombros formando uma abertura em forma de V.

Para se mover, dê um pequeno impulso forçando para trás os patins contra o chão e, em seguida, volte para a posição inicial, Alguns iniciantes tem medo de quebrar seu patins fazendo isso mas é necessário. Para parar basta apenas pressionar os freios, que podem estar na frente ou atrás dos patins, assumindo o controle. Evite usar as rodinhas para frear, pois desta forma poderá desgastá-las. Só faça em último caso, quando for bater em algo por exemplo. Não use pessoas ou objetos para parar, isso irá prejudicar seu aprendizado a longo prazo e deixará você mas desequilibrado do que parando corretamente.

Tipos de patins quatro rodas

O tipo mais simples de patins tanto no preço quanto no desempenho, é o patins tipo "strap-on" (apenas a plataforma com rodinhas e duas tiras). Feitos em metal e plástico, e com tiras que servem para prender o calçado, esses patins costumam quebrar facilmente, e há o perigo das tiras soltarem e causarem acidentes.

A velocidade de um patins depende do calçado, ele geralmente tem cano curto que fica na altura do tornozelo para proporcionar um bom apoio e liberdade de movimentos.

Para saltar e manobrar, os patins devem ter as quatro rodas mais próximas, formando algo mais próximo a um quadrado do que um retângulo. Mesmo sendo bons para acrobacias, esse tipo de patins oferece menos estabilidade para patinadores iniciantes e para os que não conseguem executar todas as manobras corretamente.

Segurança

A patinação nos patins quatro rodas pode não parecer o mais perigoso dos esportes, mas uma queda pode causar uma variedade de lesões se você não estiver preparado. Invista em equipamentos de segurança, joelheiras, capacete, cotoveleiras e protetores de pulso. Uma bom lugar para iniciantes começarem pode ser terrenos macios, andar em carpetes (com patins limpos) para se acostumar a estar sobre rodas. caia algumas vezes para ver como é.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article