Mais
×

Dicas para pedicure

A pedicure é um trabalho de saúde e beleza
Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Introdução

É normal para uma pessoa escovar os dentes, tomar banho, lavar o rosto, provavelmente usar creme para as mãos ou até outro produto para manter o cabelo saudável. Mas nem sempre é dada a necessária atenção a uma das partes mais importantes do corpo: os pés. Então, aqui estão os passos que você deve seguir para se tornar uma pedicure profissional.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Um pouco de acetona

A primeira coisa que deve fazer para iniciar o processo é remover todos os vestígios de esmalte de unhas, de qualquer cor ou transparente. Para fazer isso, use um removedor de esmaltes que tenha entre seus componentes um pouco de acetona pois essa substância ajuda suas unhas a liberar não só o esmalte, mas também outras impurezas que possam ter. Basta colocar um pouco do produto em um algodão e limpar as unhas com ele.

Mergulhar os pés em água quente traz muitos benefícios
Maria Teijeiro/Lifesize/Getty Images

O poder da água

Em seguida, já com as unhas limpas, coloque água quente em uma tigela grande o suficiente para caberem seus pés nela. A água deve estar quente e em uma temperatura que você suporte. Coloque seus pés nela por 5 a 10 minutos. Adicione óleos, sabão ou sais de banho. Algumas pessoas adicionam flores frescas, mas isto é opcional.

Pixland/Pixland/Getty Images

Eliminando os endurecimientos

A água ajuda a suavizar a pele. Assim, usando uma escova dura ou uma lixa para pés, esfregue áreas endurecidas ou que exijam mais cuidado. Não faça muita pressão pois você pode machucar-se. Se você não tem calos ou endurecimento grave, siga para a próxima etapa.

A esfoliação dos pés é importante para sua saúde
Pixland/Pixland/Getty Images

Esfoliação

Esse é um dos passos mais importantes. Usando pedra-pomes, lixa ou produtos para esfoliar, esfregue com cuidado a pele de seus pés. Isso ajudará a eliminar todas as impurezas, células mortas e pele velha, para que a pele renovada possa tomar seu lugar.

A cutícula deve ser empurrada, não cortada
George Doyle/Stockbyte/Getty Images

A cutícula

Muitas pessoas preferem ignorar esta etapa pois é puramente estética. Mas no caso de não gostar de sua aparência, você deve ter muito cuidado ao remover a cutícula, pois ela é o ponto de união entre a unha e a pele, que pode ser muito doloroso se feito incorretamente. Nunca a corte. Empurre-a até a pele usando um aparelho de metal. Ele pode ser encontrado em qualquer loja de produtos de beleza.

As unhas devem ser cortadas em linha reta
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O comprimento das unhas

O comprimento das unhas, ainda que pareça pura estética, é muito importante para a saúde dos pés. Elas não devem ser muito longas pois podem se quebrar, e se você usar sapatos fechados podem causar muito desconforto. Mas não devem ser muito curtas, pois podem gerar unhas encravadas, o que pode exigir intervenção médica. Por esse motivo, mantenha suas unhas curtas mas retas. Você pode cortá-las com cortador ou tesoura de unha.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Lixando asperezas

Quando as unhas tiveram o tamanho correto, é importante lixá-las para eliminar a possibilidade de que se enterrem ou quebrem. Isso ocorre pois ao cortá-las ficam pedaços soltos que podem ficar presos em roupas ou sapatos. Elas ficarão mais lisas e saudáveis. Também tenha o cuidado de não reduzi-las.

As massagens são muito boas para a circulação
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Massagem saudável

Esta é uma das etapas mais agradáveis e saudáveis de todo o processo. Com a ajuda de um pouco de creme ou óleo perfumado, faça uma suave massagem em seus pés. Desde os tornozelos até a ponta dos dedos, da maneira que preferir. O creme ou o óleo vai ajudar a manter seus pés úmidos e a massagem irá melhorar a circulação.

Creatas/Creatas/Getty Images

Limpeza após a limpeza

Agora, após todo o processo, é necessário limpar os pés para remover todos os vestígios dos produtos que usou. Limpe as unhas e entre os dedos com água em abundância e, se assim o desejar, um pouco de sabão líquido. Em seguida, com uma toalha de algodão, seque-os bem.

Use separadores de dedos para ajudar a evitar "acidentes"
Pixland/Pixland/Getty Images

Decore as unhas

Depois de dar a seus pés o tempo e o cuidado que eles merecem, aplique um pouco de esmalte. Se você não gosta de usar cores nas unhas, use um esmalte transparente para protegê-las de impurezas do ambiente e fortalecê-las. Para evitar que grudem ou fiquem resíduos de esmalte entre os dedos, use um separador ou bolas de algodão entre os dedos. Lembre-se de aplicar uma camada, esperar que seque e aplicar a segunda.