×
Loading ...

Dicas para peneiras de futebol

Atualizado em 17 abril, 2017

Treinadores de futebol -- como em times de faculdade e copas sub-17 -- precisam que você vá bem em uma peneira para que possam fazer o corte. Eles planejam um misto de exercícios de controle de bola, corridas com tempo, saltos à distância, jogos de um só lado do campo e também coletivos por vários dias. A preparação pode te dar melhores chances para se dar bem na peneira.

O técnico talvez faça com que os candidatos façam exercícios de controle de bola (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Prepare-se taticamente

Faça do futebol parte da sua rotina diária muitos antes de ir nas peneiras. "Reserve 30 minutos por dia para trabalhar com a bola", recomenda Vince Ganzberg, diretor de educação do time do Indiana South (time americano de futebol). "Brinque com a bola no seu quintal, driblando o seu cachorro e jogue bobinho com os amigos", ele sugere, "ou faça um exercício com a parede: tocar a bola, chutar ou cabecear". Trabalhe na sua finalização, de preferência com um amigo que possa ser o goleiro. Se você está na peneira como goleiro, trabalhe na reposição da bola em tiros de meta e com a mão jogando no máximo de campeonatos que puder.

Loading...

Prepare-se fisicamente

Jogar o máximo possível, em jogos de campeonato ou sem compromisso, ajuda a melhorar sua resistência e velocidade. Vá à peneira depois de uma boa noite de sono. Evite comer comidas não saudáveis de preferência o tempo todo, mas especialmente antes da peneira. Alimente-se três ou quatro horas antes e faça um lanche leve uma hora antes da peneira. Beba água o suficiente para estar hidratado e leve uma garrafa de água com você.

Prepare-se mentalmente

Esteja pronto para os jogos de um só lado do campo com times de seis jogadores -- e, de novo, jogar partidas com amigos pode te dar uma preparação valiosa para esse tipo de partida -- assim como um jogo normal com 11 jogadores. Você pode ser colocado para fazer atividades que testam a sua competitividade, como jogos um contra um. Em peneiras, todos os jogadores cometem erros. Se isso acontecer com você, respire fundo e esqueça o ocorrido. "Use o próximo jogo para se acalmar e fazer toques simples", sugere Ganzberg.

Seja flexível

Mostre versatilidade concordando em jogar em qualquer posição no gramado. Evite dizer à comissão técnica que estiver comandando a peneira que você só joga no gol ou no ataque. Foque mais em como você está jogando do que onde está jogando. Tente fazer boas decisões de ataque se estiver no ataque e aplique pressão na defesa se te colocarem mais recuado.

Seja positivo

Mostre uma atitude positiva; pode ter certeza que os técnicos estão procurando por personalidade assim como habilidade. Eles talvez escolham jogadores que habilidades medianas e bom caráter, porque a habilidade pode ser melhorada com treino. No entanto, um jogador habilidoso com mau comportamento é difícil de ser mudado.

Deixe a sua estrela brilhar

Permita-se sorrir se você ama jogar futebol. Mostre sua habilidade ao driblar sem ser fominha. Seja lá qual for sua característica -- força, malandragem, persistência, posicionamento ou liderança -- mostre-a na peneira. Tente com todas as suas forças ganhar todas as bolas. Se estiver no gol, seja corajoso e destemido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...