Dicas para pintar calçadas e pisos de concreto com textura artificial de pedra

Escrito por roz zurko | Traduzido por marla maisonnett
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Uma pintura com textura falsa pode deixar um piso ou calçada de concreto com uma aparência personalizada. É uma técnica fácil que não exige perfeição de quem pinta. Ao lançar mão da preparação, cores e materiais adequados é possível virar um artista da noite para o dia. Observe a aparência de pedras naturais e utilize imagens como referência para prolongar seu sucesso na pintura de concreto com texturas artificiais.

Outras pessoas estão lendo

Prepare a área

Antes de pintar o concreto, ele deve estar completamente limpo. Se houver tinta antiga, sujeira ou detritos, a pintura não durará muito tempo. Esfregue a tinta antiga com uma escova de aço ou com um raspador e depois acabe de limpar o local completamente com uma lavadora de alta pressão. A área deve estar totalmente seca antes de ser pintada e, caso você for pintar uma calçada ao ar livre, certifique-se de que não há previsão de chuvas por pelo menos nas próximas 48 horas.

A umidade pode interferir no tempo de secagem, portanto, é recomendado fazer esse trabalho em dias de clima seco e frio.

Escolha os materiais corretos

Como as pedras não têm apenas uma cor, observe uma calçada ou piso revestido de pedra e analise suas cores e formatos para ter uma ideia de que tons utilizar. Preste atenção na argamassa entre as pedras, assim como seu espaçamento, cor e textura. Se possível, tire algumas fotos e use-as como referência durante o trabalho.

As lojas de tinta e de artigos para artesanato vendem estênceis com moldes de pedras para facilitar fazer o desenho delas no chão para pintura posterior. Usar o estêncil em todo o piso ou calçada dará uma aparência mais realista, além de facilitar sua movimentação no espaço a ser pintado.

Pregue fita crepe nas extremidades da área a ser pintada para fazer um trabalho melhor e mais limpo. Utilize esponjas para aplicar a tinta, mas compre umas com diferentes texturas para a aplicação de cada cor. Isso fará um padrão diferente em cada cor, dando uma aparência mais realista à sua pintura.

Pinte

Comece o trabalho, fazendo um fundo com uma tinta de cor clara que transparecerá em todas as demãos posteriores. O tom de cinza médio geralmente é o que fica melhor para cor de pedra. Além da tinta do fundo, lembre-se de que menos é melhor ao aplicar várias demãos. Sempre será possível voltar e pintar mais, caso seja necessário. Cada mão de tinta a ser aplicada precisa ser transparente o suficiente para que as demãos anteriores apareçam.

Nessa técnica, corrigir erros é fácil, portanto, divirta-se enquanto estiver criando. Um pano molhado pode facilmente amenizar qualquer ponto com excesso de determinada cor.

Aditivo para concreto

Para obter texturas que darão uma aparência mais realista às pedras artificiais, utilize um aditivo de areia para concreto. Ele não dará apenas uma aparência mais realista, mas também tornará a superfície antiderrapante. O concreto pintado pode ficar bastante escorregadio quando molhado e o aditivo ajudará a evitar esse tipo de problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível