×
Loading ...

Dicas para pintar uma casa

Há diferentes razões para pintar uma casa; querer uma mudança ou a pintura velha estar desgastada e deixando o ambiente antiquado ou sem vida, por exemplo. Para solucionar esses problemas, pintar as paredes é uma das opções mais práticas e baratas. Em qualquer uma das situações, para economizar e deixar a casa com o jeito do dono, a pintura pode ser feita por você mesmo, sem a contratação de um especialista. Para saber como pintar e evitar erros, confira as dicas abaixo.

Pinte a sua casa sem a necessidade de um especialista (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Materiais

Antes de iniciar a pintura, compre os materiais necessários, como lixa n.º 150; fita-crepe, para delimitar as paredes e evitar que a tinta alcance outro espaço; rolo de pintura; caçamba para tinta; massa corrida, para unificar a parede antes de receber a tinta; misturador; trincha e espátula. Os materiais sugeridos podem ser comprados em casas de materiais de construção.

Loading...
Antes de iniciar o trabalho, compre os materiais necessários em casas de materiais de construção (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Quantidade de tinta

Leia o rótulo da tinta em que você está interessado, para saber quanto de espaço a tinta cobre. O rótulo pode indicar também o número de demãos necessárias para completa cobertura da parede. Peça ajuda de um vendedor, para não errar na quantidade de tinta comprada. Uma dica para verificar se você gosta mesmo da cor e se ela combina com a casa é comprar primeiramente um galão pequeno e testar em uma parede. Depois, compre os galões maiores.

Leia o rótulo da tinta, para verificar a quantidade de demãos necessárias (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Cuidados

Forre o chão com lona, plástico ou jornal, para que os respingos não manchem o piso. Retire os espelhos dos interruptores, para que não sejam pintados também. Cubra os móveis. Maçanetas, rodapés e batentes ganham fita-crepe.

Forre o chão, para que os pingos de tinta não manchem o piso (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Massa corrida e pintura

A massa corrida serve para uniformizar a parede antes de receber a tinta. Cubra pequenos buracos com a massa corrida, utilizando-se de uma espátula. Se houver buracos muito grandes, pode ser utilizado gesso, também. Aguarde que o material seque, passe uma lixa e, em seguida, você poderá aplicar a tinta. Comece dos cantos e preencha o meio da parede por último. Em seguida, pinte o teto.

Comece a pintura pelos cantos e não se esqueça da fita crepe nos batentes e nas maçanetas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...