×
Loading ...

Dicas para pintar jeans com tinta acrílica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você quer pintar jeans com tinta acrílica, é importante primeiro familiarizar-se com algumas das características das tintas acrílicas. Uma coisa importante a ter em mente é que esse tipo de tinta seca rapidamente e pode facilmente secar antes que o desenho esteja pronto. Um vantagem de usar a tinta acrílica em jeans é que, com essa tinta, você pode sobrepor camadas, então, você pode aplicar uma camada fina ou usar mais camadas para dar mais peso.

Enfeite calças, jaquetas ou outras roupas jeans com tinta (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Preparando o jeans

Lavar o jeans é o primeiro passo para preparar o tecido. Você não deve aplicar a tinta em jeans sujo, pois isso pode interferir na sua obra de arte. Coloque o jeans em uma máquina de lavar com outras roupas e use detergente suave. Evite usar amaciante, pois ele deixa um resíduo oleoso, o que dificulta a pintura. Depois que o jeans for lavado, seque-o na secadora. Lavar e secar a calça pode fazer com que encolha um pouco, portanto, é bom esticar as fibras para que a tinta não empelote.

Loading...

Preparando as tintas

A tinta acrílica seca rápido. Depois de aplicada, ela pode secar em minutos. Ela pode também secar se você esvaziar os tubos em uma paleta muito antes da pintura. Por isso, é importante cronometrar o projeto para que você exponha a tinta ao ar logo antes de começar. Planeje exatamente quais tintas quer usar para o artesanato para que não resseque tintas desnecessariamente.

Usando medium para tecido

Conforme a tinta acrílica começa a secar no jeans -- e conforme você usa e lava o tecido --, ele pode ficar flocada e soltar, o que é natural em jeans e outros tecidos. Para evitar isso, misture a tinta acrílica com um medium para tecido. Esse produto pode ser comprado em lojas de artigos para artesanato. Ele é feito para tingir tecidos como jeans e confere uma melhor resistência ao uso e ao desgaste do que a tinta comum. A tinta acrílica e o medium devem ser misturados conforme as instruções da embalagem.

Aplicação da tinta

Quando se trata de pintar diretamente sobre jeans, você tem algumas opções quanto ao processo de aplicação. Um ideia é usar um estêncil e pintar uma estampa pré-desenhada. Outra ideia é desenhar à mão livre no tecido. Você pode desenhar a imagem à mão livre a princípio com uma caneta para tecido e, então, colorir com a tinta para tecido. A tinta deve ser grossa o bastante para cobrir o traço da caneta. Aplique tinta acrílica com um pincel de cerdas naturais, produzindo pinceladas limpas e sem marcas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...