Dicas para pintar portas de armários de cozinha

Escrito por deborah h. schreiben | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para pintar portas de armários de cozinha
Pintar os armários sai bem mais barato do que trocá-los (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Pintar os armários da cozinha é um jeito excelente de renovar ou mudar completamente o visual de sua cozinha. Enquanto substituir ou trocar o revestimento dos armários pode sair bem caro, pintar as portas para custar uma fração da quantia. Como os armários são um dos objetos mais notáveis da cozinha, é importante fazer o serviço bem feito para conseguir os melhores resultados possíveis.

Outras pessoas estão lendo

Escolha a tinta certa

Cozinhas são áreas de muito tráfego, e a tinta escolhida deve resistir à digitais, manchas de comida e lavagens frequentes. Um esmalte para interiores de boa qualidade funciona bem, mas deve ter ao menos um acabamento semi brilho. Brilho e alto brilho têm melhor performance de limpeza. Tinta látex acetinada, que tem baixo brilho, não é recomendada para portas de armários, e uma tinta opaca não deve nunca ser usada neste tipo de projeto.

Calcule a quantidade

Meça a quantidade total de espaço na parede que seus armários ocupam para ter uma estimativa aproximada de quanto tinta será necessária. Vá à loja de tintas munido da metragem quadrada das portas do armário, e então leia o rótulo da tinta para saber quanto 1L de determinada tinta consegue cobrir.

Compre mais do que acha que irá precisar se ficar em dúvida. Cores personalizadas nem sempre ficam exatamente iguais, e se você não misturar uma quantidade suficiente da primeira vez, pode acabar ficando com algumas portas de tons diferentes. Pode-se sempre usar a tinta extra para retocar áreas desgastadas com o tempo.

Prepare a superfície

Antes de começar a pintar, limpe bem os armários. Com o passar dos anos, a gordura das comidas para se acumular nas portas, e a tinta não vai aderir bem a elas. Poeira e sujeiras da casa se prendem à gordura, no entanto, e vai virar uma bagunça se tentar pintar sobre uma mistura acumulada de poeira e gordura. Use uma solução de amônia e água ou um limpador caseira formulado especialmente para remover gorduras.

Se os armários estiverem empenados ou arranhados, lixe os riscos com uma lixa média. Lixe toda a superfície com uma lixa fina para oferecer mais aderência à tinta.

Remova as ferragens

Sempre remova puxadores de portas e gavetas antes de começar a pintar. Os puxadores normalmente são colocados em buracos pré perfurados e podem ser facilmente removidos com uma chave de fenda. O ideal seria que as dobradiças fossem soltas e as portas removidas para permitir um acesso mais fácil e adequado á todas as partes. Se a ideia de remover e recolocar as porta é muito para você, pinte cuidadosamente em volta das dobradiças internas.

Aplique a tinta

Pinte as molduras dos armários e deixe secar bem antes de pintas as portas. Usando um pincel de boa qualidade, aplique a tinta em movimentos de cima para baixo. Levante a ponta do pincel ao fim de cada pincelada. Tente manter a cobertura uniforme. Quando a primeira camada estiver totalmente seca, aplique uma segunda camada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível