Dicas para pintura de tecidos em materiais escuros

Escrito por chantel alise | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para pintura de tecidos em materiais escuros
Hoje em dia, é possível fazer pinturas em tecidos escuros também (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Com todos os tipos de tinta para tecidos disponíveis no mercado hoje em dia, a pintura de tecidos está mais fácil e versátil do que nunca. Enquanto, no passado, muitas tintas para tecido eram feitas apenas para tecidos de cor clara, muitas das tintas de hoje podem ser usadas em tecidos escuros.

Outras pessoas estão lendo

Preparando o tecido

Escolha seu tecido. As variedades laváveis, como as feitas com 100% de algodão, denim, musselina, poliéster, rayon, seda e veludo vão aceitar a tinta. De acordo com a loja de artesanatos Michael's, um tecido feito com 50% de algodão e 50% de poliéster vai obter melhores resultados. Tecidos mais firmes também funcionam melhor que tecidos mais frouxos em designs mais detalhados.

A Textile Exchange recomenda lavar o tecido em água quente antes de começar. Remover o "dimensionamento" do tecido facilita que ele absorva a tinta. A temperatura quente o pré-encolhe para evitar a distorção do projeto de pintura. Não use amido ou amaciantes, porque eles podem afetar a cor e a absorção da tinta.

Remova as rugas do tecido com um ferro antes de começar. Isso vai garantir uma aplicação mais fácil e uma representação precisa do design.

Desenhe ou transfira o design desejado para o tecido. Para tecidos escuros, a melhor forma de fazer isso é com um giz.

Escolhendo as tintas para tecido

A Stampington and Co. recomenda o uso de tinta têxtil ou acrílica. Elas podem ser misturadas para criar novas cores. Eles aconselham misturar tinta têxtil média em tintas acrílicas antes do uso para garantir que a tinta continue maleável.

Procure por tintas que possam ser usadas em tecidos escuros. As mais opacas, metálicas e peroladas funcionam muito bem para este propósito. Muitas marcas de tinta oferecem tanto as acrílicas quanto as têxteis. Outras marcas, porém, são especificamente têxteis.

A Textile Exchange recomenda testar a tinta no tecido antes de usá-la. Se você não conseguir um retalho para esse fim, faça o teste numa área do tecido que não será vista.

Tecidos escuros podem ser tingidos com alvejante ou removedor de cores. Usar uma caneta alvejante é uma forma fácil de controlar onde e quanto alvejante você quer aplicar, mas dilua 1 litro do produto em 10 litros de água para isso. Tecidos frágeis respondem melhor a removedores de cor. Siga as instruções da marca escolhida.

Completando o design

Aqueça a pintura se necessário. Isso pode ser feito ao passar o ferro sobre a pintura, usando um papel pardo entre o tecido e o ferro.

Deixe a pintura secar por 24 horas. Usar o tecido antes de secar pode causar manchas.

Alguns tecidos, como as sedas e veludos laváveis, podem exigir lavagem à mão. Quando em dúvida, opte por essa escolha ao invés da máquina de lavar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível