Dicas para pintura com têmpera

Escrito por darrin dortch | Traduzido por artur pflueger
Dicas para pintura com têmpera
Crie sua própria pintura a têmpera (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A têmpera é uma técnica de pintura antiga e versátil que vêm desde a antiguidade. "Têmpera" vem de temperar, ou seja, dar consistência a algo. A têmpera é feita usando a gema de ovo para fixar os pigmentos de tinta. A pintura a têmpera não é afetada pela temperatura e umidade e, ao contrário das pintura à óleo, não escurece com o passar do tempo. O pintor mistura água, gema de ovo diluída e pigmentos de corante para criar a tinta.

Comece com o desenho

Antes de começar a pintar, faça um esboço em painel, o bloco de desenho o qual você vai desenhar e pintar. Não use um lápis comum para fazer o contorno; o grafite raramente funciona nas camadas de tinta; use um lápis de carvão ou um lápis ponta de prata.

Técnicas de pintura

A tinta têmpera é feita misturando corante em pó com gema de ovo e uma pequena quantidade de água destilada; a consistência deve ficar semelhante à de um creme fino. Pela fato da pintura ser tão fina e aquosa, você deve usar pincéis finos e pequenos durante o processo de pintura. Existem vários tipos de corante em pó, então você misturar as cores se for necessário. Por exemplo, você pode misturar corantes azul e vermelho para ter a cor roxa.

Se você possui um forte gosto para imagens com luz e sombras, use tinta em cima da sua pintura. Aplique um pequeno toque de tintas à base de água. Feito de outra forma, a tinta será dissolvida pela pintura. A primeira camada de têmpera é à prova d’água e protege a pintura. Certifique-se de usar um pequena camada de tinta.

Cuidados

A pintura pode rachar se você usar muita tinta. Além disso, não aplique demais em um único ponto. Você pode arrancar as camadas de baixo, principalmente se a pintura não estiver totalmente seca.

Não hesite em aplicar tinta na camada de baixo da pintura. Aplique uma camada fina de têmpera, já que cada camada adicional afeta a forma da pintura. Embora quase todas as cores consigam adquirir uma consistência fina como a de um esmalte, alguma delas podem ficar quase transparentes.

Não use pincéis muito grossos durante a pintura com têmpera, pois eles são mais usados em pinturas à base de óleo. Usar pincéis grossos em têmpera pode adulterar a consistência da tinta.

Dicas e Técnicas Adicionais

Se usar uma camada fina, a tinta de têmpera secará em poucos minutos. Em seguida, você pode escolher envernizar ou usar um aerógrafo no seu quadro. Você também pode pintar com mais vigor depois de uma semana.

Tenha cuidado se quiser envernizar ou aplicar brilho sua pintura. Verniz não seca tão uniformemente e pode rachar e modificar a cor. Em vez de envernizar, você pode polir a superfície da pintura com um pedaço de pano macio depois de secar por 72 horas.

Pinturas de têmpera secam em poucos segundos, mas a pintura leva cerca de um ano para ficar completamente imune. Para proteger a sua superfície frágil de água e arranhões, coloque-a numa moldura de vidro durante o primeiro ano, sem deixar que o vidro encoste na pintura.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível