Dicas para pisos envernizados

Escrito por shelley frost | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para pisos envernizados
Aprenda a envernizar o piso da sua casa e deixá-lo como novo. (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Envernizar o seu piso de madeira renova a aparência ao mesmo tempo em que protege a madeira de derramamentos e danos. Para conseguir um acabamento perfeito, você precisa de tempo para preparar apropriadamente o piso, limpando-o e lixando-o, e aplicar o verniz sob circunstâncias ideias. O verniz funciona melhor em temperatura ambiente sem altos níveis de umidade. Também é importante tomar certas medidas de segurança.

Outras pessoas estão lendo

Medidas de segurança

Mantenha o espaço de trabalho bem ventilado para evitar que ele se torne sobrecarregado com a emanação do verniz. Você também pode utilizar um respirador para não inalá-lo. Utilize óculos de proteção para evitar espirros do verniz em seus olhos e luvas para proteger a pele das mãos, especialmente quando estiver trabalhando com um verniz a base de óleo.

Preparativos

Uma superfície de madeira limpa e lixada permite que o verniz atue corretamente sobre o chão. Limpe-o antes de lixar para remover as camadas anteriores de verniz. Uma lixadeira grande permite que você lixe a maioria do chão rapidamente. A maior parte das lojas de ferramentas aluga essas máquinas por dia. Lixadeiras portáteis proporcionam maior controle para lixar os cantos do chão. Aspire a poeira deixada pelo lixamento e limpe o chão para remover qualquer resto de poeira que o aspirador de pó não conseguir remover. Se o piso apresentar problemas, como tábuas e pregos soltos ou buracos, esse é o momento de consertá-los.

Aplicando camadas estrategicamente

O pincel proporciona o melhor controle na hora de aplicar o verniz. Trabalhe de um lado do ambiente para o outro, terminando em uma porta para que você possa sair quando tiver terminado. Aperte o pincel enquanto estiver aplicando o verniz sobre o chão. Deixe o verniz escorrer por ele em uma fina camada. Deixe a primeira mão secar antes de lixar o piso novamente de forma delicada com uma lixa. Aspire o pó antes de aplicar a segunda mão de verniz. Repita o procedimento de lixar e aplicar o verniz para a terceira camada.

Limpando

Limpe todos os materiais após a conclusão do trabalho. Lave os pincéis utilizados para aplicar o verniz. Água com sabão é a solução para limpar verniz a base de água. Para um verniz a base de óleo, você precisará limpar o pincel com solvente para remover os restos.

Manutenção do piso

A última camada de verniz deve secar por no mínimo oito horas antes que você possa andar sobre o chão. Mantenha o tráfico leve nos primeiros dias para que o verniz possa se assentar completamente. Você poderá instalar a mobília novamente 24 horas após a última aplicação. Se possui peças mais pesadas no seu espaço, o website Bona sugere que se espere vários dias para que os móveis não deixem marcas no chão recentemente envernizado. Você precisará lançar mão de tapetes e carpetes por aproximadamente uma semana para que o verniz possa secar completamente. Varra ou aspire o chão envernizado regularmente para prevenir arranhões e danos. Um limpador feito especificamente para pisos envernizados é uma boa opção para uma limpeza mais profunda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível