Dicas para prática de caiaque no mar aberto

Escrito por mike biscoe | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para prática de caiaque no mar aberto
Certas precauções devem ser consideradas antes de você praticar caiaque em mar aberto

O caiaque é uma forma ideal para explorar os mares e como não possui nenhum impacto negativo na água e vida marinha, também pode ser uma boa forma de exercício. Mas antes de remar entre os golfinhos, há algumas coisas a se considerar que tornarão sua viagem mais segura e agradável.

Outras pessoas estão lendo

Plano de remo

Crie um plano de remo antes de sair para o mar. Ele lista todos os detalhes da viagem e inclui os nomes das pessoas que estão no caiaque com você, suas informações de contato, onde você está indo e sua rota, tempo estimado de partida e retorno. Além disso, uma parte desse plano deve incluir uma rota alternativa em casos de mudanças necessárias.

Atenha-se ao seu plano, pois ele é inútil se você não utilizá-lo. Porém, algumas alterações podem ser necessárias devido as condições meteorológicas ou mudanças no tamanho das ondas, mas leve em consideração que alterar seu plano na última hora pode ser fatal em caso de emergência. Dê uma cópia dele para um amigo de confiança e peça para que ele ligue-o em um momento específico para certificar de que o seu grupo está de volta em terra e seguro.

Segurança

Sempre utilize um colete salva-vidas e capacete. A Marinha do Brasil requer que todos os barcos possuam um colete salva-vidas a bordo. Os capacetes são uma escolha sensata, especialmente se você estiver remando através de surf. Além disso, sempre pratique caiaque com um amigo, assim você vai ter alguém para te ajudar quando as coisas derem errado.

Traga o equipamento apropriado. Para a água, um sistema de hidratação, como os CamelBak são ideais, já barras de cereais são recomendadas para energia rápida. Uma faca pode ser usada para abrir caminho através de perigos, tais como redes ou linhas de pesca. Um kit básico de primeiros socorros também deve ser considerado.

Conheça as limitações de carga do seu caiaque. Mantenha sempre um remo extra, um kit de sinalização (que inclui um apito, sinalizadores e espelhos), um cabo de reboque, dispositivo de salvamento dobrável e um pequeno rádio VHF, que no Brasil e no mundo todo pode ser sintonizado no canal 16 para o envio de mensagens de emergência.

Limites

Saiba até onde você pode ir, pois a prática de caiaque pode ser fisicamente exigente. Se o nível de seu condicionamento físico não é o que você deseja, altere os detalhes de sua viagem em conformidade, o que significa encurtar o tamanho da viagem de 16 Km para 8 Km ou remar em uma baía calma e não em ondas grandes. Remar de caiaque pode ser tanto recreativo como extenuante - como o seu dia vai se desdobrar é uma escolha sua.

Caso você for um iniciante, pense ainda mais nos seus limites. Não reme no oceano sem ter a menor ideia sobre o que você está fazendo. Faça uma aula com um instrutor qualificado que possa lhe ensinar o básico de manobra, como lidar com as adversidades e que seja capaz de fazer sugestões de rota com base no seu nível de habilidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível