Dicas de como usar pregos e parafusos na contrução de um deque de madeira

Escrito por anne hirsh | Traduzido por eduardo dall agnol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de como usar pregos e parafusos na contrução de um deque de madeira
Selecione os parafusos apropriados para seu deque de madeira (deck boards image by Sirena Designs from Fotolia.com)

Ao usar tanto pregos quanto parafusos para montar seu deque de madeira, selecionar os componentes apropriados fará com que o seu projeto tenha uma maior durabilidade e segurança para você e os que visitam sua casa. O tamanho e o tipo do parafuso ou prego ideais para a construção podem depender do material do seu deque ou, até mesmo, do clima do ambiente em que você vive. Confira as especificações locais para construção dessas plataformas, os regulamentos exatos variam de uma cidade para outra e entre as regiões e estados. Porém, saiba as especificações, correspondentes a sua região, a respeito da quantidade necessária de fixadores para cada tábua ou por metro quadrado.

Acabamento

Pregos e parafusos para madeira possuem várias opções de acabamento que são desenvolvidos para proteger o metal do clima. Pregos e parafusos de aço-carbono ou alumínio podem se desgastar quando entram em contato com madeira tratada, que é aquela normalmente usada em deques, devido aos químicos aplicados para a proteção da madeira. Então, nunca use estes tipos de fixadores em madeiras tratadas. As opções de pregos e parafusos galvanizados ou anodizados são resistentes ao desgaste pelo clima e não serão afetadas pela pressão da madeira tratada. As peças de aço inox podem ser usados em pau-brasil e cedro não tratados e são populares no litoral, onde a água salgada e a maresia podem causar corrosão. Parafusos revestidos com teflon são mais fáceis de se usar em madeira devido a cobertura deles.

Parafusos versus pregos

Use parafusos em locais úmidos onde as tábuas podem precisar ser trocadas frequentemente. Pregos com corpo circular ou em espiral se fixam muito bem em madeira e são ideais para climas secos onde a madeira durará por muito tempo, reduzindo a necessidade de trocá-los.

Tamanho e cabeça

Selecione os parafusos e pregos com no mínimo 1,5 cm de comprimento a mais do que a espessura da madeira em que você irá fixá-los. Assim, se você possuir tábuas de quatro centímetros, utilize fixadores com, no mínimo, 5,5 cm para prendê-las com segurança. No caso dos parafusos, o tipo de cabeça geralmente é uma questão de preferência ou preço. Cabeças do tipo Phillips são as mais comuns, mas elas poderão ficar desgastadas e cegas, se a pessoa que estiver apertando-as não parar assim que encontrar muita resistência. Como os parafusos com cabeças quadradas não possuem linhas finas, que podem estragar, estes podem ser mais fáceis de se parafusar e não vão se deteriorar caso sejam usados corretamente. Se o preço é um ponto importante, comece com cabeças Phillips, mas tenha alguns parafusos de cabeça quadrada à mão, para usá-los no caso de você encontrar um ponto onde a madeira seja mais dura.

Pré-furo

Perfurar os pré-buracos para seus parafusos tomará um pouco de tempo extra, mas evitará que a madeira se parta enquanto você estiver furando ela. Para criar o buraco do parafuso, use uma furadeira através da primeira tábua e somente um pouco sobre a outra madeira com que ela se conectará. Use uma broca com o diâmetro do parafuso, sem considerar os vincos dele. O buraco permite que o parafuso se mova mais facilmente através da madeira e reduz a pressão dentro da tábua, mas continua sendo fino o suficiente para permitir que os vincos do parafuso se fixem na madeira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível