Dicas para queimar mato e tocos de madeira

Escrito por donna thacker | Traduzido por juscelino dorneles aleixo filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para queimar mato e tocos de madeira
São necessárias algumas precauções ao queimar tocos de árvores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ao trabalhar com jardinagem, será inevitável ter que queimar mato e outros resíduos do trabalho. Algumas vezes, será necessário queimar um toco de uma arvore já cortada. A segurança contra incêndios se torna um ponto importante ao realizar este trabalho sem a ajuda de alguém especializado. Aqui estão algumas dicas e precauções para garantir que a queima seja feita de maneira segura.

Outras pessoas estão lendo

Queimando mato

Quando for necessário queimar mato derivado de um galho caído ou de uma poda de árvores, tenha certeza de empilhar tudo em um local seguro. Brasas podem se incendiar e flutuar no ar. Elas podem cair em construções ou veículos se você não escolher um local seguro.

Empilhe o mato próximo a uma área próxima de uma fonte de água, como por exemplo, uma mangueira de jardim, um afluente ou um córrego. Se o fogo começar a ficar fora de controle, você pode rapidamente diminuí-lo com jatos d'água através da mangueira ou molhando o perímetro despejando baldes de água.

Se a área que você estiver queimando for extremamente seca, é aconselhável molhar o perímetro no chão antes de colocar fogo no mato. Não faça uma pilha grande, principalmente se não houver pessoas o suficiente para ajudá-lo. Comece queimando uma pequena pilha de mato e vá adicionando o resto conforme o que estiver na pilha for queimando. Queime o mato em um dia em que não haja previsão de vento, pois o vento pode atiçar o fogo, permitindo que o mesmo saia de controle. O vento também pode empurrar pedaços grandes das árvores, que podem iniciar um incêndio em outra áreas.

Seja precavido ao acender o fogo. Tenha certeza de que a madeira está seca, coloque alguns pedaços amassados de papel em volta dela, e acenda o papel. O papel irá inflamar o mato seco lentamente. Nunca use nada como combustível, como gasolina ou fluido de isqueiro, pois isso criará labaredas que podem queimar enquanto você tenta acender o fogo.

Queimando tocos

Muitas pessoas utilizam um moedor de toco após cortar uma árvore. Quando isso não é possível, algumas pessoas queimam os tocos. A melhor maneira de queimá-los é permitir que o toco seque. Um toco verde e recentemente cortado dará bastante trabalho para quem tentar queimá-lo.

Para ajudar a secar o toco, faça vários furos nele e coloque sal caseiro, isso fará com que o processo de secagem seja acelerado, tornando possível queimá-lo mais cedo. Uma vez que o toco esteja seco, use um machado para cortar ao redor do toco e quebrar as suas raízes e também para criar um circulo para conter o fogo.

Use um pouco das folhas da árvore cortada e crie uma pilha em cima do toco. Acenda as folhas e tente fazer com que as brasas caiam nos buracos que foram feitos na parte superior do toco. Para queimar o toco lentamente e para que o fogo possa chegar até as raízes, coloque carvão no topo do toco. Sature o carvão com pedaços não acesos. Permitindo o carvão queimar e ser reduzido a cinzas, continue adicionando mais carvão para manter as chamas acesas até que o toco seja completamente queimado. Uma enxada pode ser necessária para soltar o toco do chão enquanto as chamas o queimam.

Se você viver em na área urbana, cheque as regras municipais para realizar o procedimento de queima. Algumas cidades não permitem a queima de mato, tocos e resíduos de jardinagem, enquanto outras permitem apenas em alguns dias do mês. Os departamentos de incêndio também podem ordenar a proibição de queimadas devido ao tempo seco. Sempre verifique as portarias antes de realizar a queima de materiais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível