Petiscos para festejar o Carnaval sem sair de casa

Escrito por anna rangel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Petiscos para festejar o Carnaval sem sair de casa
Aproveite o calor para servir comidas frescas e leves (Getty Images)

O Carnaval, que acontece todos os anos entre fevereiro e março, é um dos eventos mais importantes do verão brasileiro. Reunir os amigos e familiares em casa para festejar é uma ótima ideia para quem tem filhos pequenos e prefere evitar a muvuca do sambódromo ou da festa de rua, além de ser ideal para quem não abre mão da segurança e comodidade. Você também pode reunir a galera para assistir pela tevê ao desfile da escola de samba favorita com direito a muita bebida e comidinhas fáceis de manusear, como saladas, sucos frescos de fruta, pães, cerveja e quem sabe até um churrasco. Conheça algumas dicas para montar uma divertida reunião em casa!

Outras pessoas estão lendo

Saladas para acompanhar a refeição

Para o calor do início do ano, uma ideia saudável e gostosa é servir saladas para acompanhar os alimentos. Vale oferecer uma opção leve, misturando diversos tipos de folhas verdes, e outras mais elaboradas, com tomates-cereja, palmito, croutons ou frutas. Além disso, uma maionese de batata e outros legumes também pode ajudar a compor uma mesa variada e saborosa que agrade a todos os convidados. Aproveite a estação e invista nos ingredientes frescos, comprados em feiras livres, para conseguir o máximo de sabor e variedade sem gastar muito.

Petiscos para festejar o Carnaval sem sair de casa
Oferecer tipos variados de salada agrada a todos os gostos (Getty Images)

Churrasco e cerveja

Uma opção que sempre agrada a todos os gostos é um churrasco. Use a criatividade para propor soluções atraentes mesmo para quem não come carne bovina, como frango, peixe e até mesmo legumes como cenouras, berinjelas, abobrinhas e cenouras. Uma forma de alimentar seus convidados sem cortar o ritmo da festa é oferecer o churrasco em espetinhos, que podem ser comidos no prato, com salada, pão ou arroz, e em pé. Vale misturar diversos legumes para dar um aspecto colorido aos espetos. Sirva a refeição com bastante cerveja e outras bebidas que aplaquem o calor e bom apetite!

Petiscos para festejar o Carnaval sem sair de casa
Os espetinhos são uma forma barata e prática de fazer churrasco (Getty Images)

No calor, tenha à mão frutas frescas

Além das sobremesas, sempre vale a pena servir algumas opções de frutas frescas da época, como laranjas, tangerinas, cerejas, morangos, melancia, melão e kiwi em uma disposição atraente, como numa cesta ou bandeja. Assim, os convidados em dieta também podem aproveitar a festa sem burlar suas restrições alimentares e há a opção de uma sobremesa saudável e rica em água, ideal para quem pesar a mão no consumo de cerveja. Disponha as frutas em fatias, além de oferecer taças e colheres para quem não quiser comer com as mãos.

Petiscos para festejar o Carnaval sem sair de casa
Frutas são saudáveis e, em variedade, podem agradar a todos (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Sanduíches: simples e saborosos

Uma opção sempre popular é o minissanduíche, que pode ser preparado usando ingredientes mais saudáveis, com pão integral ou multigrãos, com recheio de espinafre ou escarola com ricota, atum ou frango desfiado, por exemplo. Outras ideias são a combinação de embutidos, como presunto, salame, pastrami ou copa, com queijos de sabor mais intenso, como gouda, estepe ou edam em pães como baguete, ciabatta e italiano. Use fatias de tomate, alface ou outras folhas e um fio de azeite para dar um sabor especial.

Petiscos para festejar o Carnaval sem sair de casa
Sanduíches são fáceis de fazer e aceitam diversas combinações (Getty Images)

Preparando a festa

Organizar uma recepção para os amigos pode ser uma tarefa difícil, se não houver planejamento. Por isso, confirme com seus amigos quem deve comparecer para organizar a compra e preparo dos alimentos e bebidas. Se você vai fazer a reunião durante o feriado de Carnaval, lembre-se de que muitos locais estarão fechados. Se possível, prepare no dia anterior o que não estraga e providencie gelo suficiente para as bebidas. Se a ideia é minimizar o trabalho dos anfitriões, algumas padarias e rotisseries também aceitam encomendas, que podem ajudar na hora de servir os quitutes.

Para acompanhar, a indispensável cerveja

No Carnaval, que acontece no verão, a cerveja é uma bebida quase que onipresente nas mesas dos brasileiros. Por isso, não deixe de servir os petiscos mais comuns que acompanham a bebida. Quem tem mais tempo disponível, pode preparar bolinhos de bacalhau, de mandioca ou abóbora com carne seca. Outras opções são fatias fininhas de embutidos como copa e salame, produtos em conserva, como azeitonas e tremoço, cubinhos de queijo e sementes, como castanhas de caju e amendoins salgados. Dessa forma, os convidados podem se servir de algo mais leve e ir "beliscando" ao longo da festa.

Petiscos para festejar o Carnaval sem sair de casa
Cerveja gelada não pode faltar no Carnaval brasileiro (Getty Images)

Vinho branco gelado: uma outra opção para o calor do início do ano

Quem não gosta de cerveja, não precisa ficar sem beber durante as festas de Carnaval. Basta servir vinho branco bem gelado para acompanhar os petiscos e a refeição. É possível encontrar variedades mais encorpadas como a Chardonnay, uma das uvas favoritas dos vinicultores, ou mais leves, como a Riesling — essa, em especial, é excelente para dias de muito calor. Lembre-se de que o vinho branco deve ser servido em taça média, numa temperatura mais baixa que os tintos, de cerca de 12°C. A bebida é versátil e combina bem com quase todos os pratos servidos no verão.

Petiscos para festejar o Carnaval sem sair de casa
O vinho branco é uma alternativa para quem não gosta de cerveja (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível