Dicas de redação para o MBA de Harvard

Escrito por rebekah smith | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de redação para o MBA de Harvard
A média de pontos dos que são aceitos no MBA de Harvard é de 730 no GMAT (Exame de Admissão para Graduados em Administração) e 3.67 no GPA (Média de pontos do ensino fundamental e médio nos EUA. Obs: essa média equivale a uma nota que varie entre 9 e 10 aqui no Brasil) (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Dos 9.524 que se candidataram ao programa de MBA de Harvard para a turma de 2012, apenas 903 foram aceitos (de acordo com as estatísticas de curso dessa universidade). A marca de 11% de admissões indica que os candidatos devem ter notas altas nos testes e dissertações excepcionais. Por causa dessa baixa probabilidade de aceitação, é vital criar uma estratégia para escrever as redações.

Outras pessoas estão lendo

Siga as instruções

Responda a pergunta. Não inclua informações que não se aplicam à pergunta específica que lhe pediram para responder. Certifique-se de explorar a questão plenamente, mas faça com que suas respostas sejam concisas. Harvard quer compreender como você trabalha, que tipo de pessoa e líder é e como as coisas são processadas na sua mente. Preocupe-se com o número de palavras. Exceder o limite, mesmo que em 100 palavras, pode ser prejudicial. Seja específico e evite generalizações. Fale sobre seus talentos, incluindo os idiomas que fala.

Redações obrigatórias

Harvard exige que cada aluno escreva duas redações específicas. Uma deverá ter 400 palavras e a outra 600. Essas redações devem falar sobre suas conquistas e falhas, portanto, não se esconda atrás de fatos e estatísticas, pois se trata apenas de você. Disserte sobre suas experiências que produziram impacto, demonstraram liderança ou alcançaram objetivos. Foque nas conquistas profissionais, mas também insira realizações pessoais unicamente suas, se for oportuno e significante. Como essas experiências lhe ajudaram a se desenvolver? Escolha erros significativos, não triviais. Nunca utilize redações para explorar suas inseguranças e responsabilize-se por todos os erros que cometeu. Explore o que foi aprendido.

Escolhas de redação

Duas das suas redações serão escolhidas de um grupo de quatro assuntos adicionais. Eles incluirão suas experiências como aluno de faculdade, sua visão de carreira, um acontecimento desapontador em sua vida e como você se apresentará aos colegas de classe. Escolha redações nas quais pode compartilhar experiências positivas. Discorra sobre como o programa do MBA se encaixa em seus planos ou lhe ajuda a alcançar os objetivos. Resuma bem os detalhes. Se estiver respondendo uma pergunta sobre frustrações, descreva a frustração e siga para como a situação foi resolvida e o que você aprendeu. Foque em quem lerá o texto. Se você está se apresentando aos colegas de classe, que parte da sua vida interessaria mais a eles?

Escrita

Quando estiver escrevendo sua redação, insira títulos para distinguir uma redação da outra e para restringir cada parte a seu assunto específico. Evite usar contrações, mas não seja demasiadamente formal. A dissertação deve ser profissional, mas insira seu estilo e personalidade pessoais. Evite gírias e jargões, e não faça o texto como uma conversa. Embora as redações de admissão sejam focadas no conteúdo, não ignore a gramática. Edite-as várias vezes para ver se é possível combinar frases e remover palavras. Caso haja uma redação opcional, não use-a a não ser que ela seja absolutamente necessária para dar ao revisor de admissões informações vitais sobre você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível