Dicas para reformar o banheiro sem gastar muito

Escrito por anna rangel
Dicas para reformar o banheiro sem gastar muito
Manter o banheiro organizado ajuda a manter a casa mais bem-cuidada (Vladmax/iStock/Getty Images)

Um banheiro prático e bonito faz toda a diferença em casa. Mesmo assim, muitos acabam negligenciando o cômodo e se esquecem de providenciar o básico para manter o conforto durante o banho. É importante manter os objetos de uso diário sempre à mão, investindo em cabides e prateleiras, cestos de roupa e superfícies para as peças que não precisam ser lavadas imediatamente. Um banheiro organizado é certeza de uma casa organizada e bem-cuidada. Então, comece já a preparar a sua pequena reforma, sem muito trabalho e nem gastar muito.

O melhor porcelanato possível

Se a intenção for uma reforma em um apartamento novo ou recém-comprado, a melhor dica dos decoradores é investir no melhor porcelanato possível. Isso inclui pias, vasos sanitários e acessórios indispensáveis, como torneiras e duchas. Não deixe de adquirir produtos de boa qualidade, feitos com o melhor material disponível, mesmo que isso represente um investimento extra. Vale procurar as grandes promoções de lojas de construção, onde é possível conseguir descontos de até 60% nas peças negociadas. Dessa forma, fica mais fácil conduzir uma reforma sem estourar o orçamento.

Dicas para reformar o banheiro sem gastar muito
Pias, torneiras, duchas e banheiras: faça um investimento duradouro (Ingram Publishing/Ingram Publishing/Getty Images)

Armários e gabinetes, as centrais da bagunça

Na hora de comprar as superfícies adequadas para manter produtos de uso diário, sempre leve em consideração o seu estilo de vida. Prateleiras de material transparente, como vidro, plástico e acetato, podem ser uma alternativa para acomodar produtos de rosto, corpo e cabelo ao lado do chuveiro. Um gabinete abaixo da pia é a solução mais adequada para guardar secadores de cabelo e outros utensílios, além de rolos extras de papel. Procure opções pré-fabricadas, que custam menos do que as feitas sob medida.

Dicas para reformar o banheiro sem gastar muito
Mantenha objetos de uso constante à mão, com armários e prateleiras (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Azulejos e decoração de parede

Já estão disponíveis no mercado aplicações de azulejos finos de cerâmica por cima do anterior. Além disso, o serviço oferece muitas opções, coloridas, modernas ou mais tradicionais. A aplicação deve ser feita por um profissional qualificado, mas a matéria-prima pode ser adquirida em qualquer loja de materiais de construção. Acabamentos emborrachados também podem ser importantes para quem vive correndo e precisa de materiais fáceis de limpar. O piso também pode ser trocado com facilidade por estampas diferentes. A dica para ambientes muito úmidos é fazer juntas de até 2 mm, que não acumulam sujeira.

Dicas para reformar o banheiro sem gastar muito
Olho vivo no acabamento de azulejos e rodapés (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)

Espelhos, janelas e iluminação artificial

Se você não dispor de uma grande janela no seu banheiro, não deixe de investir em uma iluminação de qualidade, especialmente se a ideia for usar o espelho para fazer a maquiagem. Lâmpadas brancas e amareladas podem dar ao cômodo o efeito necessário. Distribua as luzes nos cantos e em frente ao espelho, para garantir o melhor efeito possível. Espelhos grandes também podem fazer a diferença no conforto de quem usa o banheiro, então não economize nesse importante objeto. Procure a orientação de um eletricista para fazer as mudanças.

Dicas para reformar o banheiro sem gastar muito
A iluminação, artificial e natural, ajuda, e muito, a criar um ambiente confortável (alkir/iStock/Getty Images)

Mimos extras para o banheiro

Pequenos objetos, como porta-escovas de dentes e bibelôs variados, ajudam a deixar o banheiro com um toque personalizado. Para garantir os objetos mais bonitos e exclusivos por um bom preço, procure investir nessas peças aos poucos. Compre aquilo que mais agradar em feiras, viagens e lojas de decoração descoladas, combinando com o seu estilo pessoal. Lojas na internet também podem oferecer objetos ideais para organizar o ambiente. Substituir um copo velho de plástico por um bonito porta-trecos pode ter um surpreendente efeito em seu humor.

Dicas para reformar o banheiro sem gastar muito
Objetos que tenham a sua cara dão um ânimo extra para a decoração (BaderElbert/iStock/Getty Images)

A composição do ambiente

Plantas, mesinhas e outros objetos podem dar ao banheiro um aspecto "de revista". Use uma superfície de madeira para acomodar livros, revistas e outros objetos, além de um suporte prático de papel. Plantas de pequeno porte, sem flores, podem ser uma solução interessante para manter a decoração viva e alegre. Basta escolher uma variedade que se dê bem em ambientes úmidos ou uma planta artificial, em uma floricultura ou loja de decoração. Posicione-a em um canto esquecido do banheiro, para dar mais destaque.

Dicas para reformar o banheiro sem gastar muito
Escolha objetos que deixem a visita ao banheiro mais prática (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A leveza das cores

Uma norma muito comum entre os decoradores é sempre manter a decoração e o porcelanato dos banheiros em cores claras e leves. Isso porque, além de conferir delicadeza ao ambiente, reduzindo o estresse dos moradores da casa, facilita a limpeza do cômodo. Mas isso não significa que não seja possível combinar cores fortes em um ambiente aconchegante. Detalhes, como objetos ou uma camada de azulejo de cerâmica com estampas vivas e cores alegres, podem ser o toque de personalidade que faltava para deixar o banheiro com a sua cara.

Dicas para reformar o banheiro sem gastar muito
Cores claras controlam o estresse e ajudam a acalmar depois de um dia cheio (robinimages/iStock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível