×
Loading ...

Dicas para remover manchas de lápis de cera

Atualizado em 17 abril, 2017

Encontrar rabiscos de lápis de cera pelas paredes, carpete, estofado do carro, concreto, roupas ou molduras de madeira pode ser frustrante. Você pode se sentir tentada a tomar os lápis de cera de seus filhos e nunca mais deixar que eles os usem. Mas não tenha medo. Os fabricantes de lápis de cera levaram em conta a possibilidade de manchas e oferecem instruções para removê-las. Peça a seus filhos para ajudar na limpeza e será menos provável que eles rabisquem novamente.

Os lápis de cera ajudam as crianças a explorar sua criatividade, mas apenas certifique-se de que elas desenhem no papel (crayon star image by foxygrl from Fotolia.com)

Paredes e papel de parede

A especialista em limpeza e remoção de manchas Heloise oferece uma solução simples para remover manchas de lápis de cera das paredes. Ela sugere usar um solvente para limpeza a seco comprado em uma farmácia ou loja de sapatos. O solvente deve eliminar a mancha rapidamente com uma toalha ou pedaço de tecido. Ela afirma que o solvente pode ser usado em tudo, com exceção de papel de parede antigo.

O guia para remoção de manchas da marca Crayola sugere usar um lubrificante caseiro como o WD-40 e detergente líquido para louça a fim de eliminar manchas de lápis de cera de paredes e papel de parede. O lubrificante deve amaciar a mancha o bastante para que você possa eliminá-la com um pano macio. Experimente usar uma mistura de água e detergente de pratos com uma esponja se você não conseguir eliminar a mancha completamente.

Você também pode usar essas dicas para eliminar manchas de lápis de cera em azulejos, pisos de vinil, plástico, mármore, vidro, fórmica, metal, revestimentos de madeira e quadros-negros.

Loading...

Carpete e estofados

Já que a cera do lápis não penetra no tecido a menos que derreta, você poderá raspar a mancha usando uma faca cega ou uma colher. Se restar algo da mancha, borrife com lubrificante doméstico e espere alguns minutos. Experimente usar uma escova de cerdas bem firmes e limpe os resíduos com papel toalha. Se a mancha for resistente, coloque mais lubrificante e um pouco de detergente na área. Continue a usar a escova e uma esponja úmida para aplicar a mistura. Continue trabalhando até remover toda a mancha.

Você pode usar o mesmo processo para eliminar manchas de lápis de cera de estofados de automóveis e tecidos de microfibra.

Concreto e madeira sem revestimento

Se seu filho usou lápis de cera sobre superfícies de concreto, vai dar um certo trabalho eliminar as manchas. Use um lubrificante e uma escova de cerdas firmes para eliminar os riscos. Reaplique o lubrificante e limpe os vestígios da mancha com um pano limpo. Continue trabalhando até eliminar todos os rabiscos.

Álcool em gel funciona bem para remover lápis de cera de várias superfícies, mas pode arruinar e manchar paredes, e algumas vezes também o papel de parede. Entretanto, você pode usar o álcool em superfícies de madeira sem revestimento. O álcool vai simplesmente secar depois que você terminar de limpar a mancha. Aplique o álcool em gel em um tecido macio e use-o para eliminar os rabiscos. Continue trabalhando com panos limpos até ficar satisfeito com a remoção.

Tecidos laváveis

Manchas de lápis de cera não são difíceis de remover de tecidos laváveis. Para eliminar as manchas, coloque a parte rabiscada voltada para baixo, sobre algumas folhas de papel toalha, e borrife sobre o pano um lubrificante doméstico. Espere alguns minutos e borrife o outro lado da área manchada. Você também pode colocar um pouco de detergente de pratos na mancha, usando um pedaço de pano ou esponja. Lave o tecido em água quente com sabão e tira-manchas para roupas coloridas, e ajuste a máquina para a lavagem pesada. Enxague com água morna. Limpe a máquina para secar roupas quando terminar para eliminar qualquer resíduo de lápis de cera e seque várias toalhas velhas ou trapos para se certificar de que você removeu tudo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...