×
Loading ...

Dicas para remover mofo e bolor

Atualizado em 23 março, 2017

Mofo e bolor são versáteis; eles podem crescer em tecidos e superfícies sólidas. A maioria das manchas de bolor resulta de algum tipo de contato com água. No caso de um porão danificado por vazamentos, a fonte do mofo é óbvia. Mas se seu banheiro tiver um vazamento do qual você não sabe, o bolor pode te chocar. Existem algumas dicas que podem deixar a limpeza de mofo e bolor mais fácil.

Mofo e bolor nas paredes é geralmente o resultado de danos de água (pattern on sheet rock image by Allen Penton from Fotolia.com)

Produtos químicos caros

Você não precisa de produtos químicos caros ou fortes para remover manchas de mofo ou bolor. Os produtos caros ou contêm ingredientes que você já possui em casa, ou ingredientes fortes difíceis de serem usados apropriadamente em casa. No geral, uma escova dura e algumas toalhas velhas, junto com bicarbonato de sódio, suco de limão, peróxido de hidrogênio, vinagre branco e alvejante servem. Você também precisa colocar a mão na massa e ter paciência.

Loading...

Ventilação

Não importa se você escolher usar produtos de limpeza comerciais ou uma solução mais natural, a ventilação é a chave. Certos produtos de limpeza, como alvejantes, soltam vapores que podem se juntar e deixar difícil de respirar conforme se acumulam. Deixe que eles saiam da área que você está limpando, e faça pausas frequentes para tomar ar fresco.

Deixe de molho

Deixe a solução de limpeza de molho no mofo antes de tentar esfregá-las. Por exemplo, espirre vinagre não diluído em um pedaço de mofo e coloque uma toalha úmida sobre a mancha. Conforme o vinagre fica na mancha, ela amolece e você pode esfregá-la facilmente. Quanto menos você tiver que esfregar, menor o risco de espalhar os esporos de mofo e bolor pelo cômodo.

Esfregue

Sempre que possível, leve itens afetados pelo mofo para o lado de fora. Esfregue o máximo que conseguir, e depois lide com a mancha. Mantenha a maior quantidade de mofo e bolor possível do lado de fora. Esfregue os itens na direção do vento para que os esporos não voltem para você.

Luz do sol

Mofo e bolor prosperam em ambientes escuros e úmidos. Se possível, deixe os itens afetados no sol depois de limpá-los. A luz do sol não apenas clareia o cabelo e tecidos, mas também tem propriedades matadoras de mofo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...