Dicas para remover tinta de parede da roupa

Escrito por grace riley | Traduzido por marco magalhães
Dicas para remover tinta de parede da roupa
Pare de pintar, se possível, assim que perceber uma mancha de tinta (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Se você descobrir tinta de parede na sua roupa, sua mente percorrerá cada dica sobre remoção de manchas que possa se lembrar, deixando-o inseguro sobre como remover tinta látex. Remover manchas é intimidador porque é sensível ao tempo e detalhes menores podem afetar dramaticamente o resultado. Fatores como a temperatura da água e aplicações químicas são importantes quando se trata de uma mancha de tinta. Escolhas erradas podem fazer com que a tinta estrague permanentemente a roupa. No entanto, uma combinação com os tratamentos adequados pode remediar manchas densas de tinta e salvar suas roupas, mesmo se a mancha já tiver secado.

Instruções

    Manchas de tinta fresca

  1. 1

    Raspe a tinta manualmente com um cartão de fichário. Empilhe dois ou três, caso apenas um não seja rígido o suficiente para raspar efetivamente. Mova o cartão com movimentos leves e pequenos, para evitar de espalhar a tinta para lugares sem manchas ou forçá-la a entrar nas fibras.

  2. 2

    Segure o lado inverso da mancha (a parte de dentro da roupa) sob água fria corrente. A força da água deve empurrar um pouco de tinta para fora das fibras.

  3. 3

    Misture uma solução com partes iguais de detergente de louça e água fria em uma tigela. Mergulhe uma esponja na solução e esfregue a mancha, molhando a esponja frequentemente. Não esfregue a mancha em movimentos longos para frente e para trás, pois assim você pode esfregar tinta nas fibras. Continue o tratamento do lugar até você não conseguir mais retirar tinta alguma.

  4. 4

    Misture uma solução com partes iguais de solvente de tinta e água fria. Mergulhe a esponja na solução e teste-a em uma parte escondida da roupa, para verificar se as fibras suportam a química. Esfregue a mancha até você não conseguir remover mais tinta alguma.

  5. 5

    Encha uma pia com água fria e mergulhe a roupa por, pelo menos por duas horas.

  6. 6

    Lave a roupa, sozinha, em uma máquina de lavar roupas com sabão em pó e água fria. Confira a mancha antes de secar a roupa, e coloque a peça de volta na máquina se ela continuar lá. Não seque a roupa até a mancha sumir, ou pode desistir de tentar removê-la.

    Manchas de tinta seca

  1. 1

    Descasque escamas de tinta com seus dedos ou com pinças, se possível. Raspe a tinta com uma navalha. Aplique o mínimo de pressão para não quebrar as fibras do tecido.

  2. 2

    Segure o lado inverso da mancha debaixo de água quente corrente.

  3. 3

    Misture uma solução de 3/4 de solvente de tinta e 1/4 de água quente. Mergulhe uma esponja na solução e teste-a em uma parte escondida da roupa para verificar se as fibras suportam a química. Esfregue a mancha até não conseguir mais remover tinta alguma.

  4. 4

    Aplique uma quantidade do tamanho de uma moeda de detergente de louça na mancha e esfregue-a vigorosamente com uma escova de cerdas sintéticas. Monitore as fibras ao redor da mancha para se assegurar de não esfregar forte demais e quebrá-las. Continue o tratamento do local até não conseguir mais remover tinta alguma.

  5. 5

    Lave a roupa sozinha na máquina de lavar com água quente e sabão em pó.

Dicas & Advertências

  • Não aplique solvente de tinta em materiais sintéticos, como acetato, ou em fibras delicadas, como seda.
  • Trabalhe em um lugar bem ventilado quando usar solvente de tinta.
  • Não misture produtos alvejantes com produtos com amônia em nenhuma circunstância.

O que você precisa?

  • Cartões de fichário
  • Detergente de louças
  • Tigela
  • Esponja
  • Solvente de tinta
  • Sabão em pó
  • Pinça
  • Navalha
  • Escova de cerdas sintéticas

Lista completaMinimizar