Mais
×

Dicas para retocar um relaxamento de cabelo

Atualizado em 23 março, 2017

As mulheres negras que relaxam o cabelo para deixá-los quimicamente lisos devem tomar precauções para não danificar os fios e couro cabeludo. Se não tiverem cuidado, elas correm o risco de perder o cabelo ou terem queimaduras na cabeça. Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer antes e durante o retoque de relaxamento para minimizar os riscos.

Espere até que seu cabelo cresça alguns centímetros antes de aplicar relaxante nas suas raízes (Tasha image by mhiser from Fotolia.com)

Seleção

Encontre o melhor relaxante para você. Caso não esteja satisfeita com o desempenho do produto anterior, peça para seu cabeleireiro recomendar outro. Converse com amigos e familiares cujo cabelo tem uma textura semelhante ao seu para saber se eles estão satisfeitos com o relaxante que usam.

Tempo

Espere até que seu cabelo tenha crescido na quantidade adequada antes de aplicar o relaxante nas raízes. Segundo Kathryn Finney, uma especialista em moda, é melhor esperar até ter pelo menos de meio a 1,5 cm de cabelo novo antes de retocá-lo. Quanto mais tempo esperar entre tratamentos químicos, mais saudável será para seu cabelo e couro cabeludo.

Lavagem

Não lave o cabelo durante vários dias antes de retocar seu relaxamento. Seu couro cabeludo precisa de tempo suficiente para produzir sebo, óleo que ele produz para se proteger.

Protetor

Aplique levemente um condicionador na parte já relaxada de seu cabelo. O condicionador age como um protetor nos fios. Como apenas o novo crescimento da raiz precisa de relaxamento, o ideal é proteger o restante do fios contra mais um tratamento químico.

Base

Crie uma base no couro cabeludo antes de aplicar o relaxante. Divida o cabelo em diversas seções e aplique um creme base no couro cabeludo em torno do perímetro de sua cabeça, em cada seção. Aplicar esse creme ajuda a evitar queimaduras no couro cabeludo.

Aplicação

Aplique bem o relaxante em cada mecha e de forma rápida. Se estiver aplicando o relaxante em si mesma, leia as instruções para saber por quanto tempo deve manter o produto no cabelo antes de lavá-lo. Se você tiver um cabeleireiro, faça com ele, mantendo-o informado se sentir alguma irritação do couro cabeludo, como uma queimação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article