Dicas de saúde para preservar a qualidade da sua voz

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de saúde para preservar a qualidade da sua voz
A voz, nossa companheira que também precisa ser bem tratada (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

A voz é o principal meio de comunicação do ser humano, mas muitas vezes acaba sendo maltratada pelas pessoas. Cuidar dela é mais simples do que parece, requer pequenas e rápidas atitudes que fazem bastante diferença, principalmente para as pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho: cantores, locutores, telefonistas e vendedores, por exemplo. Conheça algumas dicas práticas de como manter sua saúde vocal sempre em dia.

Outras pessoas estão lendo

Hidratação é essencial

Um segredo para manter a voz saudável é estar sempre hidratado. O corpo humano, quando tem uma hidratação adequada, mantém as cordas vocais com muito mais flexibilidade e vibração, além de evitar a rouquidão e a boca seca. Tenha sempre um copo d'água na temperatura ambiente quando estiver falando e tome em pequenos goles. Bebendo entre 7 e 8 copos por dia você garante uma hidratação correta para seu corpo e suas cordas vocais. Preste atenção na cor da sua urina para ter ideia de como o seu corpo está hidratado. Quando mais escura ela estiver, menor o seu nível de hidratação.

Dicas de saúde para preservar a qualidade da sua voz
Um corpo bem hidratado é garantia de uma voz saudável (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Evite bebidas em excesso

A combinação de bebidas alcoólicas e voz é bastante perigosa. Não é à toa que muitos cantores de rock, depois de anos de abusos do álcool, acabam tendo a voz totalmente modificada. A bebida atua como uma anestesia no corpo humano, diminuindo sua sensibilidade e irritando a mucosa vocal. Com isso, a pessoa não percebe que está abusando de sua voz e acaba machucando suas pregas vocais. As bebidas destiladas são muito mais nocivas à voz do que as fermentadas.

Dicas de saúde para preservar a qualidade da sua voz
Álcool em excesso pode ser danoso para as cordas vocais (Creatas/Creatas/Getty Images)

Ar condicionado, um vilão

O ar condicionado pode ser um grande vilão para as cordas vocais, caso a pessoa não preste atenção a alguns detalhes. Como esse aparelho altera a temperatura e umidade do ambiente, ele acaba atuando também no ressecamento das mucosas, modificando a forma com que as pregas vocais vibram. A melhor coisa a se fazer é evitar ambientes com ar condicionado, porém se não for possível, tenha sempre um copo d'água por perto. Tome bastante líquido para evitar o ressecamento do seu corpo.

Dicas de saúde para preservar a qualidade da sua voz
Ar condicionado altera a umidade do ar e prejudica a garganta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cafeína, refrigerantes e frituras

Algumas bebidas e alimentos, quando consumidos em excesso, também podem causar danos às cordas vocais. Café, refrigerantes, alimentos fritos, muito apimentados ou carregados em gordura são péssimos para nosso corpo pois são causadores de refluxo no estômago. Caso você tenha algum tipo de problema gástrico, como azia ou dificuldades de digestão, o ideal é fugir desse tipo de comida. A sensação conhecida como "queimação", além de ser prejudicial para seu sistema digestivo, também pode afetar e irritar as cordas vocais.

Dicas de saúde para preservar a qualidade da sua voz
Problemas digestivos também trazem danos à voz (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Evite ambientes ruidosos

Evite falar em ambientes com ruídos muito intensos, pois nessas situações as pessoas acabam por forçar a voz e gritar, sem perceber que estão fazendo isso. O grito é uma verdadeira agressão às nossas cordas vocais e laringe. Ele força uma espécie de colisão entre as pregas vocais, que quando em excesso pode ser devastador. Cuide da sua voz e deixe para gritar em momentos especiais, como numa torcida, uma comemoração ou numa situação de perigo.

Dicas de saúde para preservar a qualidade da sua voz
Grito, uma agressão para nossas cordas vocais (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível