Mais
×

Dicas sobre como assar pizza na pedra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As pedras para pizza são usadas em casas e restaurantes para criar uma crosta crocante. Esse utensílio culinário é eficiente, pois o material resistente que forma a pedra para pizza é aquecido uniformemente no forno. Isso permite que a pizza asse em uma superfície livre de pontos mais quentes e outras irregularidades. Essas pedras porosas absorvem o óleo e a umidade, afastando-os da crosta. Assar em pedras para pizza é um processo muito simples, contanto que se preste atenção nas regras básicas que regem o uso delas.

As pizzas assadas na pedra ficam mais saborosas (Tara Novak/Demand Media)

A preparação da pedra para pizza

As pedras para pizza podem ser feitas de pedras pesadas ou cerâmica, mas são, na verdade, de natureza muito delicada. Mudanças abruptas de temperatura podem fazer com que elas rachem. Antes de utilizar a pedra, passe um pano seco sobre ela. Coloque-a no forno frio e, só depois, acenda o fogo. Deixar a pedra aquecer junto com o forno diminui o risco de um choque térmico. De modo geral, as pedras para pizza não devem ser untadas com óleo ou spray antiaderente.

As pedras para pizza precisam de cuidados especiais (Tara Novak/Demand Media)

O cozimento da pizza

Pizzas caseiras e congeladas podem ser preparadas na pedra. Se for assar uma pizza congelada, coloque-a diretamente sobre a pedra fria e, depois, ligue o forno. Colocar a pizza gelada na pedra quente pode fazer com que a última fique deformada. Se for assar uma pizza caseira, prepare-a como de costume. Polvilhe um pouco de fubá na pedra aquecida e depois coloque a pizza sobre ela, utilizando uma pá de pizza; essa pá é necessária porque a pedra estará quente demais para ser manuseada. Puxar a prateleira do forno para colocar a pizza na pedra é muito perigoso, pois ela pode não suportar o peso da pedra pesada.

Asse a pizza durante o tempo recomendado, mas verifique-a a cada cinco minutos para garantir que o fundo não queime. Para pegar a pizza, enfie a pá entre ela e a pedra, e levante-a para fora do forno. Nunca corte a pizza sobre a pedra, pois o fio afiado do cortador pode danificar a pedra.

Cuidado ao manusear a pizza, pois a pedra fica muito quente (Tara Novak/Demand Media)

A limpeza da pedra

Antes de tudo, é importante deixar a pedra esfriar naturalmente. Desligue o forno e pegue a pedra com a pá para pizza ou luvas para cozinha industrial. Lembre-se de que a pedra estará muito pesada e quente, e poderá transmitir facilmente o calor através de pegadores de panela finos. Coloque a pedra em uma superfície resistente ao calor e deixe-a esfriar por completo. Isso pode levar algumas horas, mas é necessário para evitar que a pedra quebre.

Após a pedra esfriar, esfregue suavemente a superfície com uma escova rígida e seca. Se desejar, limpe-a com um pano úmido. Como as pedras para pizza absorvem a umidade, é importante nunca submergi-la em água ou limpá-la com sabão. Além disso, lavar a pedra pode danificar a camada protetora natural que se forma durante o uso, quando ela absorve o óleo.

Com manutenção adequada as pedras para pizza duram uma vida inteira (Tara Novak/Demand Media)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article