Mais
×

Dicas sobre breu para violinos

Atualizado em 17 abril, 2017

O breu é uma parte essencial da produção de sons do violino. Feito de resina de pinheiro, o breu é uma substância grudenta que age como uma interface entre o arco e a corda. A seleção e o uso do breu muitas vezes são negligenciadas, mas são fatores críticos. Todo violino e arco são diferentes; cada um soa melhor com um breu diferente. O clima também cumpre um papel vital no desempenho do breu, e cada músico tem sua preferência pessoal. Entretanto, mesmo com as preferências pessoais, há alguns princípios fundamentais que, quando observados, produzirão um resultado muito mais agradável.

O breu dá ao arco a aderência necessária para produzir som (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Tipos

Existem muitos tipos de breu, cada um com fórmulas ligeiramente diferentes. Breus mais baratos podem ser eficazes para iniciantes, mas um breu profissional irá conectar o arco à corda com mais clareza. A cor é importante para distinguir os tipos de breu. Breus mais escuros costumam ser melhores para climas mais frios e secos; breus com coloração dourada clara são melhores para climas quentes e úmidos. Em alguns breus são adicionados metais preciosos como ouro, prata e cobre para melhorar e modificar a qualidade do tom. A melhora na qualidade do som causada por essas adições é controversa, então é melhor experimentar tipos diferentes para decidir qual você prefere.

Aplicação

Aplique o breu em pequenas porções em movimento ascendente, depois dê duas passadas para cima e para baixo ao longo do arco. Ele deverá emitir um som ligeiramente áspero quando tiver bastante breu. Dê uma atenção especial à ponta e ao talão do arco. Reaplique breu quando sentir que o arco está perdendo a aderência às cordas. Evite aplicar breu demais, pois isso produzirá um som muito seco e áspero e deixar muito pó de breu nas cordas.

Limpeza

É normal que o resíduo de breu grude nas cordas, madeira do arco e corpo do violino com o tempo. Todas essas partes devem ser limpas com um pano macio periodicamente. Microfibra funciona muito bem. Você deve remover o breu acumulado nas cordas periodicamente para manter um som limpo. Remova o breu acumulado quando terminar de praticar. Ocasionalmente, é uma boa ideia usar material de limpeza e polimento feitos especificamente para instrumentos de corda. Nunca tente limpar a crina do arco com um pano.

Proteção

O breu é quebradiço e, se você não tomar os devidos cuidados, pode quebrar. Se sua resina vem com um pano ou caixa, sempre guarde junto. A borda do breu pode lascar facilmente quando aplicada ao talão do arco. Coloque o polegar sobre a ponteira, onde a cunha se conecta ao talão, antes de começar a passar breu em seu arco. Isso cria um amortecimento para o breu, ajudando a mantê-lo em boas condições por muitos anos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article