Dicas sobre cabines de pintura caseiras

Escrito por jagg xaxx | Traduzido por bruno manuel silva morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas sobre cabines de pintura caseiras
A cabine de pintura é projetada para conter a pulverização de uma pintura (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Cabines de pintura caseiras podem ser usadas ​​para acabamento de móveis, pintura de peças de carros e realização de outros trabalhos de pintura, pulverização e acabamentos que poderiam ser bagunçados e cheios de gases perigosos sem uma. A cabine de pintura é projetada para conter a pulverização de uma pintura ou operação de acabamento e tirar vapores potencialmente nocivos para fora.

Outras pessoas estão lendo

Segurança

Como o objetivo de uma cabine de pintura é remover os gases insalubres de tintas e potencialmente explosivos da área de trabalho, ela deve funcionar corretamente para evitar riscos para o pintor. Se a sala fica impregnada com pequenas partículas de tinta suspensas no ar e uma chama ou faísca é então introduzida, o resultado pode ser uma explosão extremamente grande e fatal. Você deve entender a gravidade do problema antes de começar a construir a sua própria cabine de pintura. Se você duvidar de sua capacidade para construir uma cabine de pintura eficaz e segura, considere comprar um dos muitos modelos que estão disponíveis no mercado.

Circulação de ar

Uma cabine de pintura é essencialmente uma área fechada com um potente ventilador, ou unidade de circulação de ar, instalado nela. Para esta máquina funcionar corretamente, a cabine tem de ser equipada com uma entrada de ventilação, onde o ar fresco entra na cabine, e uma abertura de saída, onde a fumaça sai da cabine. Sua unidade de circulação deve ser poderosa o suficiente para fazer circular todo o ar na sala a cada cinco minutos ou menos; esta taxa de circulação irá evitar o acúmulo de gases. Tanto a ventilação de entrada como de saída deve ser equipada com filtros de ar. A primeira é para impedir que a poeira e detritos entrem na cabine de pintura, e a segunda é para evitar que as toxinas poluam o ar exterior.

Tamanho

O tamanho apropriado para a sua cabine de pintura depende inteiramente do que você pretende fazer com ela. Para o trabalho automotivo, você irá precisar de um espaço que seja de pelo menos 3 por 4,5 m de tamanho para ser capaz de trabalhar em carros. Se estiver trabalhando em móveis ou itens de pequeno porte, você pode usar uma cabine menor. Algumas pessoas que trabalham apenas com objetos muito pequenos usam caixas onde possam colocar suas mãos, equipadas com pequenos ventiladores. Se você é um fabricante de joias ou um construtor de modelos, isso pode ser tudo que precisa.

Custo

O custo de uma cabine de pintura pode variar de quase nada até milhares de reais, dependendo de quão grande e extravagante você a fizer. Se comprar componentes, como um ventilador de gaiola de esquilo usado, você pode economizar uma grande quantidade de dinheiro sobre o custo total de uma cabine de pintura. Se já tiver um quarto em uma garagem ou galpão que você pode usar para esse fim, isso lhe poupará dinheiro também porque você só terá de renová-la, em vez de construí-la do zero.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível