Dicas sobre cães da raça collie miniatura

Escrito por jennifer gittins | Traduzido por julia ziegler
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas sobre cães da raça collie miniatura
O collie miniatura é na realidade uma raça conhecida como pastor de Shetland (Sheltie Portrait image by jodi mcgee from Fotolia.com)

O termo "collie miniatura" é utilizado de forma errada com frequência para descrever o cão da raça pastor de Shetland. Esses cães costumam ser chamados de "collies miniatura", "Lassies miniatura" e "mini collies". Donos em potencial que estejam pensando em adotar um pastor de Shetland devem primeiro pesquisar sobre a raça, para garantir que escolham a melhor opção para si ou sua família.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Os pastores de Shetland são cães de pequeno porte quase idênticos em aparência aos collies, o que deve ser a razão da concepção errada sobre o nome da raça. Segundo o site do Kennel Club Americano (AKC), o tamanho padrão de um sheltie deve ser entre 33 e 40 cm de altura, com um peso entre 6 e 12 kg. Todavia, como é normal, não são todos os shelties que seguem esses padrões. A sua pelagem pode variar entre zibeline (também conhecida como marta), bicolor, tricolor ou azul merle. Os shelties com pelagem totalmente branca ou em sua maioria dessa cor, são o resultado de cruzamentos entre shelties blue merle, o que não deve ser feito pois pode resultar em surdez, cegueira ou ambos.

História

Tanto o collie quanto o pastor de Shetland são descendentes do border collie. O sheltie é resultado do cruzamento entre border collies e uma raça de pequeno porte conhecida como yakkin, e surgiu por volta do ano de 1700. Os shelties eram criados especificamente para proteger e pastorear ovelhas nas Ilhas Shetland. A raça foi oficialmente reconhecida na Inglaterra em 1909, e pela AKC em 1911.

Temperamento

Os shelties são cães de companhia fiéis e ideais para famílias; no entanto, é necessário socializá-los desde filhotes com diferentes pessoas e crianças para evitar problemas comportamentais no futuro. Os pastores de Shetland são considerados a sexta raça mais inteligente do mundo e podem ser treinados com facilidade. Também são bons cães de guarda e latirão para qualquer intruso ou barulho estranho na casa. Alguns shelties podem ser mais reservados com estranhos mas, com a devida socialização, eles se mostrarão receptivos a visitas em sua casa. As características indesejadas nos shelties incluem timidez, nervosismo, reserva excessiva, teimosia ou comportamento hostil.

Saúde e estilo de vida

Os pastores de Shetland precisam de exercício frequente e podem viver em qualquer tipo de residência - incluindo apartamentos - desde que se movimentem diariamente. Esses cães são geralmente saudáveis, embora possam sofrer de algumas doenças, como anomalias nos olhos, hipotireoidismo ou problemas com deslocamento de rótula. Os shelties também podem ganhar peso facilmente se forem superalimentados. Cães dessa raça vivem até 15 anos de idade ou mais, se forem devidamente tratados.

Escovação

Os shelties precisam de escovação regular para evitar que o pelo fique emaranhado. Eles possuem pelagem dupla, ou seja, uma camada de subpelo denso e uma camada externa protetora formada por pelo longo. A camada de subpelo é trocada duas vezes por ano - na primavera e no outono. A camada externa oferece boa proteção contra água, sujeira e lama, o que torna o pastor de Shetland mais fácil de escovar do que parece e diminui a necessidade de banhos regulares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível