Dicas sobre a cirurgia do LCA

Escrito por rebecca boardman | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas sobre a cirurgia do LCA
A cirurgia costuma ser feita por via artroscópica

A cirurgia do LCA (ligamento cruzado anterior) é comum entre os esportistas e deve ser feita quando o ligamento cruzado anterior, que é um dos principais responsáveis pela estabilidade do joelho, rompe-se. A cirurgia repara esse rompimento com o enxerto do próprio paciente ou de um doador. Normalmente, o pocedimento é feito por via artroscópica, o que faz com que ele pareça muito menos extensivo do que de fato é.

Outras pessoas estão lendo

Faça perguntas

Uma das coisas mais importantes a se fazer como paciente é fazer perguntas ao médico. Descubra o quão grave é o rompimento de seu LCA. Pergunte qual tipo de cirurgia ele pretende fazer -- uma artroscopia ou cirurgia aberta. Peça para rever as opções de tratamento. Descubra se ele planeja fazer um autotransplante (do seu próprio corpo) ou um enxerto (de um doador falecido) para o reparo do LCA. Essas são algumas das coisas que você deve saber antes da cirurgia. Converse também sobre o tipo de recuperação que você deseja ter. Se desejar praticar esportes, é essencial que entenda o tamanho do dano no joelho e a possibilidade de uma recuperação completa. As estatísticas mostram que somente 60% dos esportistas conseguem voltar ao nível físico anterior da cirurgia. É importante saber esses detalhes e conhecer as opções disponíveis para não criar expectativas irreais.

A cirurgia

Durante a cirurgia, serão feitos dois ou três buracos ao redor do joelho, e, às vezes, é feita uma incisão menor para ferramentas maiores. A operação toda pode ser feita através dessas pequenas incisões. Ocasionalmente, talvez seja necessário fazer uma incisão maior. Os buracos são feitos, é retirado o enxerto com o osso e, em seguida, ele é enxertado ao ligamento lesionado. Esses enxertos são colocados através dos buracos e seguros com grampos ou suturas. O paciente estará sob os efeitos de anestesia geral durante esse tempo e acordará já na sala de recuperação, onde ficará por algumas horas antes de ser mandado para casa. Antes e depois da cirurgia, o médico lhe dará instruções sobre o que fazer ou não. É essencial seguir essas instruções ao pé da letra, pois o processo pode ser ineficiente se você forçar muito o joelho em questão.

Fisioterapia

A parte mais importante da recuperação da cirurgia de LCA será a fisioterapia durante o pós-operatório. É essencial começar esse procedimento 48 horas após a cirurgia e continuar até que seja liberado. Apesar de ser intensa, fisicamente exigente e, por vezes, dolorosa, a fisioterapia fará com que o novo LCA cicatrize apropriadamente para manter a estabilidade de seu joelho. Se a cicatrização ocorrer sem a fisioterapia, o ligamento enxertado não dará estabilidade ao joelho e não cicatrizará corretamente. Os exercícios começam leves, com exercícios de flexão do joelho e levantamento da perna, e vão evoluindo para exercícios mais dispendiosos, como levantamento no dedão, pesos e treinamento de resistência, além de séries no simulador de caminhada. A fisioterapia para esse tipo de cirurgia é rigorosa e fisicamente exigente, mas é a melhor pedida.

Controle da dor

Você receberá analgésicos orais pelos primeiros dez dias após a cirurgia, com um refil, se necessário. É importante controlar a dor, principalmente nos primeiros dias do pós-operatório. Tome o remédio na hora certa. Não pule nenhuma dose durante esses dias críticos. Ao começar a fisioterapia, é importante que o analgésico esteja em sua corrente sanguínea antes de começar os exercícios. Após as primeiras duas semanas, comece a cortar o analgésico. Eles podem viciar, e seus efeitos colaterais são indesejáveis e não saudáveis. Comece a cortar os analgésicos prescritos e use aqueles vendidos sem prescrição para controlar a dor após a segunda ou, no máximo, terceira semana de pós-operatório. Verifique com o médico qual é o melhor medicamento vendido sem prescrição para você.

Coma melhor para ter sucesso

A maioria de nós tem algum peso para perder, o que também pode se aplicar a atletas. O fato é que, para 0,45 quilos perdidos, tira-se 4,5 quilos de pressão dos joelhos. Logo, se você estiver acima do peso, esse é um bom momento para livrar-se dele. Mude seu estilo de vida. Coma melhor. Vegetais como brócolis e espinafre são ricos em cálcio e minerais, e são excelentes para a saúde dos ossos e músculos. Suplementos como glucosamina e condroitina ajudarão a manter as juntas lubrificadas e em movimento. Mantenha um estoque de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides vendidos sem prescrição para os dias em que o joelho estiver doendo. Ao cuidar melhor do corpo, você fará mudanças que afetam positivamente o resultado da cirurgia de LCA.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível