on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Dicas sobre como discutir com educação

Por pior do que elas sejam, as discussões estão constantemente presentes no cotidiano do ser humano. Pode ser no trabalho, com o cônjuge, com amigos e sobre os mais variados tipos de assuntos. Você pode discutir sobre política, educação, culinária e até mesmo sobre o sexo dos anjos, mas o problema é que muitas discussões terminam em brigas. Normalmente um dos lados se irrita, começa a gritar, argumentar sem fundamentos e perde a cabeça. Por mais difícil que possa parecer, é possível ter uma discussão saudável e proveitosa e isso seria o ideal para todos os casos. Assim todos os lados chegariam a um consenso único e o assunto seria resolvido, o que geralmente não acontece quando o sangue ferve durante algum debate. Veja aqui como discutir com educação e conseguir tirar algo bom do conflito inicial.

A melhor maneira de tirar bom proveito de uma discussão é sendo educado (Pixland/Pixland/Getty Images)

Não aumente o tom de voz

Quando as pessoas aumentam o tom de voz em uma discussão, significa que não se importam com o que o outro quer dizer e querem ser ouvidas, não importa o que isso custe. Gritar com alguém já é falta de educação por natureza e, em uma discussão, não é diferente. Por isso, sempre que perceber que aumentou o tom de voz, pare e volte a falar normalmente, afinal ninguém resolve os problemas na base do grito

Loading...
Gritar com outra pessoa não vai resolver os problemas, apenas piorá-los (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não use palavras de baixo calão

Ofender alguém que discorda de você não vai fazer com que a discussão acabe, pelo contrário, você terá mais um ponto a ser discutido: a sua falta de educação. Por isso, evite palavrões e mantenha o foco no assunto que está sendo debatido. Ser mal-educado nunca é bom, principalmente nos momentos de tensão.

Principalmente no trabalho, é importante tomar muito cuidado com o que se diz no meio de uma discussão (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Não demonstre nervosismo

Deixar transparecer que você não está à vontade durante uma discussão é sinal de fraqueza. E além disso demonstra que você não se preparou para o debate, caso seja uma discussão no trabalho. Se for para discutir a relação com o seu parceiro, demonstrar nervosismo faz com que a pessoa deixe de confiar no que você está dizendo, por isso tente sempre dominar a discussão.

O nervosismo impede que a pessoa pense claramente (Marili Forastieri/Photodisc/Getty Images)

Sempre ouça o que o outro tem a dizer

Muitas vezes, durante uma discussão, as pessoas ficam tão focadas no que querem falar que acabam deixando de prestar atenção no que o outro está dizendo. Isso é um grande erro, pois para se chegar a um consenso é preciso que as duas partes ouçam os pontos alheios, para esclarecer e resolver os problemas.

O que a outra pessoa está dizendo é tão importante quanto o que você diz (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não interrompa enquanto outra pessoa estiver falando

Interromper outra pessoa é uma tremenda falta de respeito. Se você estiver no meio de um debate, é primordial que todos falem o que desejam, o que se torna impossível caso alguém fique interrompendo o discurso frequentemente. Partindo do princípio do "não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você", coloque-se sempre no lugar do próximo.

Para que a discussão flua, ambos os lados precisam expor sua opinião (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Respeite a opinião alheia

É muito comum que uma pessoa "cabeça dura" tenha dificuldades em aceitar uma opinião diferente da sua. Mas é importante saber que não existe um dono da verdade. Você pode ter razão em determinado ponto, mas é provável que isso não seja sempre assim. É impossível alguém estar sempre certo em tudo, por mais que você acredite nisso. Durante uma discussão é necessário deixar de lado o orgulho e estar disposto a ceder um pouco. Uma briga ou discussão apenas terá um bom resultado no final se um dos lados ceder e isso normalmente acontece com quem está equivocado. Algumas vezes essa pessoa é conhecida como "cabeça dura". Por isso, saiba respeitar o que os outros pensam. Você não precisa concordar, apenas aceitar que existem pensamentos diferentes do seu.

Muitos problemas são resolvidos quando todos respeitam a opinião do próximo (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Seja racional

Para deixar uma discussão ir de mal a pior é muito simples, apenas é necessário deixar a emoção dominar. Isso acontece principalmente em discussões amorosas. Quando você deixa a emoção acima da razão, é possível que diga coisas que podem gerar arrependimento e também que machuque o destinatário, por isso procure sempre pensar antes de falar e aja racionalmente.

Ser racional é a melhor forma de portar-se para uma discussão saudável (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...