×
Loading ...

Dicas sobre melamina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Marceneiros têm uma enorme variedade de produtos para escolher para o trabalho, com centenas de espécies de madeira e alguns materiais fabricados disponíveis em lojas de ferragens e de materiais de construção. Um desses materiais fabricados é a melamina. Ela é semelhante aos produtos laminados e não requer nenhum lixamento ou acabamento quando o projeto está completo. Há uma série de dicas e técnicas que você pode dominar para tornar o trabalho com melamina ainda mais fácil.

Dicas sobre melamina (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Segurança primeiro

A melamina pode vir em folhas grandes e grossas e pode exigir muitos cortes e perfurações para completar o seu projeto, logo, tomar precauções de segurança é necessário.

As bordas das folhas de melamina são frequentemente ásperas e a superfície do laminado pode ser extremamente escorregadia. Essa combinação pode ser perigosa, resultando em cortes e farpas no manipulador.

Um bom par de luvas de trabalho pode ajudar a protegê-lo dos perigos da melamina. Coloque essas luvas sempre que manusear, transportar ou cortar as placas. Tenha um par extra no caso de você precisar de um ajudante ao carregar, descarregar ou trabalhar com melamina.

Como todos os projetos de carpintaria, você também deve usar óculos de proteção sempre que cortar ou perfurar o material para proteger os olhos de serragem e estilhaços.

Loading...

Corte cuidadoso

De acordo com o marceneiro Dave Munkittrick, um problema comum quando se trabalha com a melamina é o "lascamento". Isso ocorre quando uma lâmina comum corta a superfície da melamina, a borda laminada acaba com numerosas pequenas e feias farpas através da superfície.

Há algumas maneiras de evitar o estilhaçamento da melamina. Faça um corte que se estenda 0,15 cm pela parte inferior da folha de melamina. Ao executar o corte final, a lâmina vai ter menos resistência na superfície, resultando em um corte limpo e sem lascas.

Você também pode comprar ou alugar serras projetadas especificamente para cortar superfícies laminadas. Essas lâminas farão cortes mais limpos na superfície escorregadia da melamina.

Produtos da melamina

A melamina pode parecer muito com madeira, mas tem características diferentes. Por isso, alguns produtos comuns para madeira não vão funcionar nela.

Ao juntar encaixes ou peças de melamina, você pode ser tentado a usar cola comum de madeira. No entanto, a cola de madeira não irá aderir ao material eficazmente e usá-la pode resultar em encaixes frouxos. Em vez disso, use adesivos específicos para melamina, disponíveis na maioria das lojas de material de construção.

Da mesma forma, enchimentos de madeira não vão aderir à superfície de melamina, o que pode resultar em bagunça. Use um produto concebido para preencher plástico ou laminado para superfície lisa ou até mesmo acabamento para melamina.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...