Dicas sobre como remover guias de válvula em cabeçotes de alumínio

Escrito por tony oldhand | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
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Dicas sobre como remover guias de válvula em cabeçotes de alumínio
Os motores precisaram da substituição da guia de válvulas mais cedo ou mais tarde (chrome engine image by Thomas Czeizinger from Fotolia.com)

As guias de válvulas de um cabeçote de alumínio eventualmente se desgastam, causando a queima excessiva de óleo. O óleo vaza por entre a guia e a haste de válvula. Além disso, uma guia desgastada coloca pressão lateral excessiva sobre o balancim e o eixo de comando, se é uma árvore de cames. Isso levará ao desgaste prematuro do balancim ou eixo de comando. Ao reconstruir um motor, é melhor substituir as guias de válvula – disponíveis nas principais fornecedoras de autopeças – uma vez que as novas guias funcionarão por vários anos sem problemas.

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Fure as guias para fora

Selecione uma broca 1,5 mm menor que o diâmetro externo da guia de válvula, e cuidadosa e lentamente fure a guia para fora. Não vá muito longe, pare cerca de 12 mm antes do final. Certifique-se de que a broca seja ligeiramente menor do que a guia para que você não fure mais do que deve no cabeçote. Além disso, use a velocidade mais baixa da broca, e trabalhe com muito cuidado para não perfurar a cabeça. A espessura da parede da guia, após a perfuração, deve ser cerca de 0,8 mm.

Aqueça o cabeçote

Já que o alumínio dilata quando aquecido, coloque seu cabeçote de alumínio com as guias perfuradas no forno em 65 graus Celsius. Os furos da guia se expandirão, tornando mais fácil retirar as guias perfuradas. Não aqueça além dessa temperatura, pois o cabeçote pode ficar deformado.

Pressione as guias para fora

Trabalha rapidamente mas com cuidado, pois você pode se queimar com o cabeçote. Obtenha um soquete profundo, um pouco maior que o diâmetro externo da guia. Em seguida, compre ou faça uma haste sólida de aço (chamada de pino de tração) ligeiramente menor do que o furo da broca. Jim Kartalamakis recomenda fazer um pino de tração especial com um diâmetro menor para um motor de Alfa Romeo. Esse pino deve ser cerca de 7 a 10 cm mais longo que a guia. Use luvas de cozinha e coloque o pino de tração dentro da guia e o soquete profundo do outro lado. Com uma C-braçadeira grande, pressione a guia para fora com o pino de tração no soquete. Ter alguém auxiliando ajudará muito nesta etapa. Se o cabeçote esfriar demais, é só reaquecê-lo.

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