Dicas para sobreviver a desastres naturais

Escrito por spencer hendricks | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para sobreviver a desastres naturais
Um desastre natural, como um incêndio, pode acontecer a qualquer momento (fire element disaster power image by Rybaev from Fotolia.com)

Com o aumento das ocorrências de desastres naturais, de acordo com o programa de meio ambiente das Nações Unidas, é mais importante do que nunca se preparar para circunstâncias desafortunadas causadas pela natureza. Com o aviso prévio, pode-se evitar completamente certos desastres. Quando esses desastres chegam sem avisar, entretanto, algumas dicas de sobrevivência podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

Terremoto

Durante um terremoto, deve-se ficar sob um objeto pesado, se possível. Ele dará proteção de outros objetos que possam cair e será um espaço para se respirar em caso de desabamento. Evite janelas, itens de vidro e quaisquer objetos pendurados. Caso a luz acabe, use uma lanterna a pilha. Usar velas, isqueiro ou fósforo pode resultar em explosão. Caso esteja em ambiente externo, fique longe de prédios e fios. Continue em ambiente externo até que os tremores acabem.

Inundações

Caso sua casa esteja localizada em um terreno que alaga, certifique-se de que todos os aparelhos elétricos, como o forno ou aquecedor de água, estejam em lugar alto. Ouça as transmissões de emergência em todos os momentos para se manter atualizado. Esteja preparado para mudar para um terreno mais elevado, se houver qualquer possibilidade de uma enchente. No caso de uma evacuação evite andar através da água em movimento e dirigir em áreas alagadas.

Furacão

Caso um furacão esteja se aproximando de onde você estiver, permaneça atento ao rádio ou à TV para manter-se atualizado. Feche as janelas e prenda bem todos os objetos do lado de fora para evitar danos. Desligue tanques de propano e, se for instruído a fazê-lo, os utensílios domésticos. Caso eles continuem ligados, deixe a geladeira no frio máximo. Evite usar o telefone a menos que absolutamente necessário e deixe as linhas livres para emergências. Evacue a área, caso você more em uma casa móvel ou em um apartamento em lugar alto.

Tornado

Aprenda a reconhecer os sinais de um tornado, como chuva forte ou granizo seguido abruptamente por calmaria ou um ronco alto e contínuo que dura mais que um trovão. Vá ao andar mais baixo possível, de preferência um porão. Evite janelas e se cubra com roupas grossas. Evacue imediatamente a área caso esteja em uma casa móvel ou veículo. Você estará mais seguro do lado de fora, especialmente se você se esconder em uma vala ou outra depressão.

Vulcão

Caso haja lava vindo em sua direção, evacue a área imediatamente. Use um veículo, se possível. Mantenha as portas e janelas fechadas enquanto estiver dirigindo e vá em direção contrária ao perigo se não puder transpor o caminho da lava. Caso esteja em casa, desligue todos os ventiladores e sistemas centrais de ar e feche as janelas, portas e lareira. Caso esteja do lado de fora, procure abrigo. Caso haja precipitação significante de cinzas, use óculos de proteção, mangas compridas e calças compridas para proteger o corpo.

Incêndio florestal

Quando há ameaça de incêndio florestal, prepare o carro para fugir na garagem ou virando-o de frente para a direção planejada para a fuga. Caso você tenha que sair do local onde estiver, use uma roupa que dê proteção, como luvas e gorros de algodão. Use um lenço para proteger o rosto. Leve suprimento de emergência com você, se houver tempo, incluindo 3 garrafões de água, uma muda de roupa por pessoa e um kit de primeiros socorros.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível