Dicas para superar a objeção de vendas porta-a-porta

Escrito por amelia jenkins | Traduzido por diego morais
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Dicas para superar a objeção de vendas porta-a-porta
Afaste-se depois de bater na porta para deixar os clientes à vontade (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Vendas de porta em porta podem lhe ajudar a promover seus negócios ou a vender mais seus produtos. Você pode bater em porta de casas ou fazer suas vendas em comércios. Geralmente o trabalho envolve uma razoável quantidade de ligações inesperadas pelos potenciais clientes, além de visitar residências sem saber quem irá atender a porta. O trabalho envolve uma quantidade considerável de rejeição por parte dos fregueses. Mudar a forma de falar com os mesmos e de se vestir pode ajudar a reduzir o numero de objeções que você recebe.

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Sorria e fale educadamente

Sorria assim que o cliente abrir a porta. Cumprimentar com um sorriso faz com que a pessoa fique mais receptiva para ouvir suas ofertas de venda. Muitas pessoas acreditam que uma face risonha seja mais cordial e receptiva do que uma expressão séria. Assim que você fizer seus cumprimentos, inicie suas ofertas, utilizando um tom de voz educado e cordial. Converse com a mesma como se você já a conhecesse pessoalmente e considere-a como sua amiga. Usar um tom cordial vai deixá-la mais à vontade.

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Um tom de voz educado e cordial deixam os clientes mais à vontade (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

Use uma frase de introdução inteligente

Alguns vendedores de porta em porta escolhem iniciar suas vendas assim que o cliente abre a porta. Isso pode tanto confundir como deixar o cliente irritado. Ao invés de começar com suas ofertas, comece com uma breve apresentação, fale sobre o clima ou comente algum acontecimento atual para proporcionar um dialogo entre vocês. Isso irá lhe ajudar a conquistar o cliente e também a reduzir a chance dele se sentir pressionado e irritado.

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Comente sobre outros assuntos com seus clientes antes de iniciar suas vendas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Fique calmo

Alguns clientes simplesmente não gostam de vendas em suas portas e isso irá tornar suas vendas difíceis a partir do momento que você começá-las. Não fique irritado com uma postura a princípio inflexível do seu cliente. Tentar pressionar ou interromper suas rejeições podem lhe custar sua venda. Ao invés disso, ouça o cliente pacientemente e responda qualquer pergunta que ele tenha antes de encerrar a venda.

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Paciência pode ser fundamental para uma venda de porta em porta (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Vista-se profissionalmente

Muitos clientes confiarão mais em você se você estiver bem preparado e vestido profissionalmente. Se você tiver uma aparência desleixada, não tiver feito a barba ou arrumado o cabelo, um cliente pode nem ao mesmo abrir a porta. E mesmo que ele abra, pode dispensar você rapidamente ou não levar a venda a sério. Vista roupas sociais para qualquer venda e tenha certeza de que você está bem arrumado antes de bater em uma porta.

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Uma boa aparência é essencial para dar credibilidade a sua venda (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

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