Dicas técnicas para prevenir falhas em bombas de óleo

Escrito por jen davis | Traduzido por lucas de barros
Dicas técnicas para prevenir falhas em bombas de óleo

Trocas de óleo pouco frequentes podem desgastar a bomba antes do tempo

Luxury Car sportscar from my luxury car series image by alma_sacra from Fotolia.com

Bombas de óleo garantem que ele circule no interior de um motor para lubrificar os componentes internos. Se a bomba de óleo de um carro ou um caminhão falhar, o motor poderá ser permanentemente danificado por problemas causados pela perda de lubrificação. É importante compreender como uma bomba de óleo funciona e quais são os sinais que apresenta em caso de falha, de forma que você possa prevenir sérios danos ao motor do veículo.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas de falha na bomba de óleo

Há diversos sintomas que um veículo poderá apresentar que indicam falha na bomba de óleo. Esses sintomas incluem vazamentos na própria bomba, atrito ou choque entre as válvulas ou as hastes devido à falta de lubrificação, além de superaquecimento e perda de compressão do motor. A bomba de óleo do veículo deve ser completamente checada, se apresentar algum desses sintomas.

Níveis do óleo

A bomba de óleo pode ter falhado caso a vareta de nível do óleo mostrar que o motor está cheio de óleo, mas o veículo está apresentando baixa pressão de óleo nos medidores. Se a vareta não indicar que o motor está cheio, adicione óleo até completá-lo e então ligue o veículo por alguns minutos, para observar se a pressão do óleo voltou ao normal. Em caso negativo, significa que o óleo não está chegando ao motor e a bomba está falhando.

Pressão de óleo necessária

A maioria dos motores precisa de 0,7 bar de pressão de óleo para cada 1000 RPMs que o motor está produzindo. Motores usados para corrida ou reboques pesados precisarão de mais pressão de óleo do que os que realizam esforços relativamente menores. Sobrecarregar um motor pode conduzir ao desgaste excessivo da bomba de óleo e ameaçar a vida útil do motor.

Notificação de falhas

Problemas com o motor ou com a bomba de óleo farão a luz de checagem do motor acender. Você poderá procurar por erros no computador de bordo, para definir se o problema é a bomba de óleo ou se precisará checar outras partes do motor.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media