Dicas para tirar o amarelado de roupas guardadas

Escrito por daisy cuinn | Traduzido por marina pastore
Dicas para tirar o amarelado de roupas guardadas
Restaure suas roupas brancas depois que o armazenamento tiver deixado marcas amarelas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

É um problema comum: você guarda roupas brancas limpas no fim da estação e encontra roupas manchadas e amareladas quando abre o armário. Estas "manchas-fantasma" são especialmente comuns em roupas de bebê armazenadas com traços imperceptíveis de leite nas fibras, mas podem afetar qualquer tipo de roupa de cor clara. Não se preocupe – sempre há maneiras de deixá-las brancas novamente.

Alvejantes de oxigênio

Alvejantes de oxigênio, vendidos sob nomes de marcas como Vanish, podem deixar as roupas amareladas brancas novamente com o tratamento apropriado. Os alvejantes de oxigênio são ativados pelo calor, então, use a água mais quente que puder. Misture 1/2 xícara de alvejante de oxigênio a cada quatro litros de água quente numa bacia e misture até que o pó esteja dissolvido. Acrescente as roupas e misture para garantir que todas as peças estejam saturadas. Deixe as roupas de molho de seis a oito horas. Lave à máquina normalmente. Pendure as roupas para secar ao sol ou seque-as na secadora.

Bórax

O bórax, também conhecido como borato de sódio, tem sido usado há muito tempo como um removedor de manchas e amaciante. Para remover manchas amareladas das roupas, acrescente 1/2 xícara de bórax à sua máquina de lavar e espere que ela se encha com água quente. Abra a tampa para interromper o ciclo assim que a água parar e acrescente suas roupas. Feche a tampa, deixe a máquina trabalhar por cerca de 30 segundos e depois abra a tampa. Deixe as roupas de molho por 30 minutos. Depois disso, feche a tampa novamente e deixe que o ciclo de lavagem continue normalmente.

Sal e vinagre

Manchas de suor que um dia foram invisíveis podem ficar amarelas durante meses de armazenamento e podem ser particularmente difíceis de limpar, especialmente se tiverem um odor. Deixe as roupas de molho em água salgada fria – use 1/2 xícara de sal para cada quatro litros de água – para enfraquecer a mancha. Acrescente duas xícaras de vinagre de vinho branco para cada quatro litros de água e deixe as roupas de molho de um dia para o outro. Lave à máquina normalmente e seque no varal ou na secadora.

Prevenção

O melhor jeito de lidar com o amarelado em roupas guardadas é remover as manchas antes do armazenamento. Sempre lave as roupas antes de guardá-las, mesmo se elas parecerem estar limpas e tiverem sido usadas apenas uma vez. Coloque vestidos, blusas e camisetas em sacos para roupas com ventilação. Dobre roupas de bebê limpas, camisetas e roupas de baixo e guarde-as em caixas de plástico opaco que as protejam da luz do sol. Você pode não conseguir prevenir todas as manchas amareladas, mas pode evitar algumas delas ao longo do tempo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível