Mais
×

Dicas para tosar o pelo no rosto de um shih tzu

Atualizado em 19 julho, 2017

Os cuidados com a higiene de um shih tzu não são tão simples como em outros cães. Sem cuidados regulares, o pelo longo costuma se enrolar e isso afeta a aparência do animal. Ainda, os nós podem entrar no olho do cachorro, causando irritações e, em casos extremos, infecções. Tosar os pelos em torno dos olhos de um shih tzu pode ser uma experiência perigosa e estressante, pois um cão assustado ou que não fique parado perto de uma tesoura nunca é uma boa ideia.

Instruções

Um shih tzu com pelos enrolados no rosto (harry pet image by Rikmo from Fotolia.com)

    Higiene

  1. Assegure-se de que o cão se sinta confortável sendo escovado e tocado antes de abordar o rosto. Isso significa escovar o animal todos os dias por, pelo menos, quinze minutos até que ele relaxe e não se contorça na presença da escova. Coloque o animal em um superfície, de preferência antiderrapante. Mexa nos pés, escove e toque os pelos do rosto por um bom tempo para o animal se acostumar com o seu toque antes de introduzir a tesoura. Uma vez que o seu cão estiver confortável, traga a tesoura e abra e feche-a (simulando cortes) longe do rosto do animal para que ele se acostume com o barulho. Durante todo este processo, certifique-se de que o cão está acostumado a ter sua cabeça segurada com uma das mãos enquanto a outra escova ou corta.

    Um shih tzu com pelo bem cuidado (shit-tzu... image by sophie roussel-loriot from Fotolia.com)
  2. Escove seu shih tzu por cinco minutos uma vez por semana pelo menos. Manter o cão limpo e bem cuidado ajudará muito na hora de cuidar do seu rosto. Existem algumas áreas onde o pelo tende a se embaraçar facilmente, como nas orelhas, na parte de trás das coxas, ao redor do ânus e sob as pernas da frente. Tome o cuidado de escovar não só sob as orelhas, mas também por trás delas e lembre-se de sempre escovar o pelo do rosto para fora dos olhos.

    Muitos pelos nos olhos (shih tzu dans la neige image by Jeff LEONARD from Fotolia.com)
  3. Fique de olho no pelo facial para decidir quando é hora para outra tosa. Quando os olhos começam a ficar irritados, eles soltam uma secreção e tornam os pelos da região marrons e com mau cheiro. Pelos longos no queixo vão ficar endurecidos e com restos de alimentos. Quando estas coisas começarem a acontecer, já passou da hora de outra tosa.

    Os olhos precisam estar livres de qualquer irritação (brown cute dog puppy eye image by Paul Retherford from Fotolia.com)
  4. Corte os pelos do bigode e do queixo o mais rente possível. Ao redor dos olhos, corte a uma altura que não encoste nos olhos nem interfira com a visão. Lembre-se de que quanto mais curto, menos frequentemente você precisará tosar o animal. Durante a tosa, segure a cabeça do shih tzu com uma das mãos ou coloque o pelo entre dois dedos, mantendo a mão entre a tesoura e o rosto do animal. Segurar a cabeça é mais prático para aparar o queixo, enquanto que colocar o pelo entre dois dedos é uma técnica mais segura para a região dos olhos.

    Coloque o pelo entre dois dedos para proteger o cão (two fingers image by KtD from Fotolia.com)

Dicas

  • Investir em um par de tesouras de boa qualidade facilitará todo o processo.
  • Levar o seu shih tzu para uma longa caminhada antes da tosa deixará o animal mais calmo e relaxado e tornará o procedimento menos complicado.

Aviso

  • Nunca tose o rosto de um animal agitado ou irritado.

O que você precisa

  • Escova de cerdas
  • Pente
  • Tesoura para tosa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article