Dicas e treinamentos para kickboxing

Escrito por jeff todd | Traduzido por daniel ranieri negri
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Dicas e treinamentos para kickboxing
Use o equipamento de treinamento adequado para evitar lesões enquanto treina (coatch image by thierry planche from Fotolia.com)

Dicas de treinamento no kickboxing ajudam um lutador a aumentar a força e melhorar a velocidade de pé e mão. Kickboxers usam treinos para trabalhar as técnicas de chutes e socos, uma vez que usam ambos os tipos de ataques em uma luta. Treinar com um parceiro que tenha mais experiência ajudará um kickboxer a melhorar suas habilidades em um ritmo mais rápido.

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Treino no saco pesado

Treinar em um saco de pancadas pesado aumentará a resistência e o poder de ataque. Antes de treinar no saco, proteja com faixa suas mãos e punhos para evitar lesões. Use luvas de boxe ou luvas para saco pesado durante a sessão de treinamento. Defina um temporizador de três minutos, que é a duração de cada rodada em que você treinará no saco pesado. Comece o treino realizando alguns chutes e socos leves para se soltar. Circule em torno do saco e imagine que está lutando contra um oponente real. Mantenha a cabeça em movimento para simular esquivas de um soco. Após a primeira rodada terminar, faça uma pausa de um minuto. Beba um pouco de água e alongue durante o período de descanso. Defina o temporizador por mais três minutos e comece a próxima rodada. Continue trabalhando as técnicas de chutes e socos durante cada rodada. Tente treinar pelo menos cinco rodadas durante o treino.

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Exercite-se no saco pesado para aumentar o poder de ataque (kids punch bag image by Christopher Nolan from Fotolia.com)

Treino no saco de velocidade

As dicas de treinamento de kickboxing para aumentar a coordenação incluem trabalhos no saco de velocidade. Um saco de velocidade geralmente é suspenso em um muro ao nível dos olhos. A bolsa tem o tamanho aproximado de uma bola de futebol e é presa a um gancho que permite balançá-la para trás e para frente. Bater no saco de velocidade desenvolve a coordenação mão-olho e velocidade da mão. Chutar o saco ajuda no trabalho de combate medindo-se a distância para atacar o adversário na cabeça. Varie os ataques no saco entre chutes e socos durante um treino. Tente treinar por dez rodadas durante três minutos cada, trabalhando a resistência e o condicionamento físico geral.

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Treine em um saco de velocidade para aumentar a velocidade da mão (Punk Businessman with Boxing Gloves image by Scott Griessel from Fotolia.com)

Boxe de sombra

O boxe de sombra ajuda a melhorar a aptidão de um kickboxer e a velocidade de golpeio. Fique na frente de um espelho durante um treino de sombra, visto que não acertará pra valer a sua sombra. Ao observar no espelho a maneira como realiza chutes e socos, detecte eventuais falhas nas técnicas. Use o boxe de sombra a fim de aquecer os membros para uma sessão de treinamento mais rigoroso, como um treino no saco pesado.

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Boxe de sombra para trabalhar as técnicas de chute e soco (Shadow boxing image by Andrei vishnyakov from Fotolia.com)

Luta

A luta de punhos é um dos treinos mais árduos de kickboxing, uma vez que você estará recebendo ataques de um adversário. Tente treinar com um parceiro que seja um kickboxer melhor do que você porque isso vai ajudá-lo a progredir como lutador. Certifique-se de usar capacete, luvas de boxe e também um bocal instalado durante uma sessão de luta. Antes de começar, decida com o seu parceiro de treino quantas rodadas vocês treinarão e por quanto tempo cada rodada. Descanse entre cada uma e beba um pouco de água. Se você ou seu parceiro de treino começar a cansar ou se machucar, parem a sessão, se necessário.

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Treine com um parceiro que vai forçá-lo durante uma sessão de luta (boxe coup-de-pied-sauté image by B-Decencière from Fotolia.com)

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