Mais
×

Dicas e truques para jogos de soletrar

Atualizado em 17 abril, 2017

De acordo com pesquisas dos doutores Karen R. Harris e Steve Graham, professores na College Education, da University of Maryland, as listas elementares de palavras para soletrar contêm de 800 a 1000 palavras, compreendendo 89% do seu vocabulário. Enquanto a maioria dos estudantes tende a fazer uso da lista fornecida pelo professor, você pode personalizar o seu estudo. Para tirar o máximo de proveito, o seu programa de soletração precisa ser personalizado.

Personalize seu programa de soletração, para obter mais sucesso (Student on campus with books and laptop. image by kuhar from Fotolia.com)

Dicas de estudo

Faça um teste, para determinar o que estudar. Consiga listas de palavras usadas em concursos de soletração, tente soletrá-las e estude as palavras que errou. Crie constantemente novas listas de palavras com as quais você não se sinta confortável. Pode-se pesquisar online ou em publicações fontes de palavras para adicionar às suas listas.

Truques de treinamento

A repetição é importante, mas de forma espaçada. Se repetir uma palavra muito seguidamente, ela fica que sua memória imediata e nunca irá mover-se para sua memória mais permanente. Isso quer dizer que você pode não se lembrar dela na hora da competição. Você pode ter que repetir a uma palavra seis ou sete vezes, antes que ela torne-se parte do seu vocabulário. Evite os erros de ortografia. Assim como a leitura e a repetição de forma correta acabam fixando na sua mente, a leitura errada pode desfazer todo este trabalho, fixando a palavra errada. Certifique-se de que todas as palavras da sua lista estejam corretas e evite pensar nas palavras soletradas de forma errada. Estude com todos os sentidos. Não procure apenas por palavras novas, aprenda sua pronúncia e fale em voz alta. Como a soletração é verbalizada, você precisará estar preparado. Se nunca ouviu ou falou a palavra, será mais difícil fazer isso durante a competição. Grave ou peça para alguém gravar listas, para que você possa praticar. Algumas vezes, ajuda se fechar os olhos e visualizar a palavra no papel. Organize-as, pois é difícil memorizar uma série de palavras aleatórias. Agrupe-as de forma prática, criando padrões lógicos e ajudando na memorização. Organize da forma que achar melhor, por sufixo, primeira letra, comprimento ou assunto.

Estratégia competitiva

Fique calmo. A coisa mais importante durante a competição é estar relaxado. Respire profundamente e leve o tempo que precisar. Não preocupe-se com a plateia e pense nela como cabeças de alface ou qualquer outra coisa que funcione para você. Se tiver dúvidas, peça ao apresentador para usar a palavra em uma sentença ou dar a você uma definição que poderá ajudar a esclarecê-la. Permaneça calmo e focado e ouça claramente a palavra.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article