Mais
×

Dicas para uso de cimento de contato

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cimento de contato é um excelente adesivo para a colagem de muitos tipos diferentes de materiais, como madeira, vidro, metal e plástico. No entanto, ele pode ser um pouco complicado de se trabalhar, pois quanto ele seca, não há volta, por isso é importante que você saiba alguns truques e dicas que podem tornar o seu próximo projeto com cimento de contato mais bem sucedido e menos frustrante.

O cimento de contato fica grudento quando está seco (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Completamente misturado

O cimento de contato é composto de vários elementos diferentes -- alguns sólidos, outros líquidos. Os materiais sólidos tendem a ser mais pesados, e depositam-se no fundo do recipiente, se não for usado e misturado com regularidade. Portanto, para um melhor desempenho, use um misturador de tintas para misturar os materiais e dispersar qualquer material pesado que esteja no fundo do recipiente.

Secagem

O cimento de contato é diferente de outros tipos de produtos adesivos, no sentido de que quando ele seca ele fica grudento. Como comparação, quando você espalha o cimento de borracha em duas superfícies a serem coladas, então as duas devem ser coladas imediatamente, enquanto o cimento ainda esteja úmido -- quando o material secar, as duas superfícies estarão coladas. Com o cimento de contato, por outro lado, você o coloca em ambas as superfícies que deseja colar, em seguida deixa secar até que esteja levemente grudento ao toque. Se você juntar as duas superfícies antes do cimento de contato secar, a colagem pode falhar.

Limpeza

Qualquer poeira, gordura ou outros detritos em suas superfícies de trabalho podem comprometer a colagem. Certifique-se de que ambas as superfícies estejam limpas. Use uma flanela para remover qualquer poeira ou pequenas partículas de sujeira. A acetona é eficaz na remoção de gordura.

Revestimento uniforme

Certifique-se de revestir uniformemente com cimento de contato as superfícies de trabalho inteiras a serem coladas. Use um pincel para cobrir toda a superfície com uma cola, então utilize um cilindro de borracha para assegurar que o cimento esteja uniformemente distribuído.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article