Dicas úteis para o seu cão não rosnar para as pessoas

Escrito por rosenya faith Google | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas úteis para o seu cão não rosnar para as pessoas
Cães irão rosnar de medo após brigas com outros cães (Fox Photos/Valueline/Getty Images)

Cães rosnam por uma variedade de motivos, de medo e desconforto à possessividade por comida ou brinquedos. Quando um cachorro começa a rosnar para a família, amigos ou estranhos, surge a preocupação de que essa reação leve a outras agressões. Modifique esse comportamento o mais rápido possível, por conta própria ou com a ajuda de um treinador especializado.

Outras pessoas estão lendo

Entenda o motivo

Para um cachorro parar de rosnar, primeiro entenda suas reações. Os cães muitas vezes emitem um som parecido com um rosnado, enquanto estão brincando com o dono. Esse som é inofensivo, desde que o restante da linguagem corporal indique uma postura amistosa. O verdadeiro rosnado é uma maneira do animal expressar seu desconforto, desaprovação ou o desejo de ficar sozinho. É uma reação assertiva provocada pelo sentimento de estar sendo ameaçado. O corpo ficará tenso e provavelmente ele vai olhar fixamente o que o está ameaçando. Muitas vezes, quando o animal ou a pessoa ameaçadora muda de direção ou se afasta, o rosnado cessa. Se a ameaça continua a avançar, o cachorro começa a latir ou até mesmo avança como resposta.

Rosnado incomum

Se rosnar não é uma reação característica do seu cachorro, consulte um veterinário para um checape. Alterações hormonais ou neurológicas subjacentes podem ter surgido e criado uma mudança de comportamento.

A importância da socialização

Socializar o seu cachorro irá promover a dessensibilização dele aos elementos ameaçadores. Saiam para caminhadas juntos, visitem parques para cachorros e faça-o realizar funções sociais adequadas. Se você ficar preocupado que avance ou morder alguém ou outro animal, comece o processo de socialização usando uma focinheira. Para um cachorro que está acostumado ao isolamento frequente, inicie a socialização devagar, com passeios curtos ou alguns minutos no parque. Aumente a frequência e a duração dessas atividades com o passar do tempo e retire a focinheira, quando você estiver confortável em relação às reações dele.

Reforço positivo

O reforço negativo pode levar ao aumento da agressividade em cães. Não dê arrancos na coleira se ele rosnar em público, e nunca bata ou grite com ele por conta desse comportamento. O treinamento de obediência é importante, mas deve ser conduzido com calma e de maneira assertiva. Use comandos firmes de voz, tais como, "Não" e "Sentado", e recompense-o pelo bom comportamento.

Rosnado sem sinais adicionais de agressividade

Tente uma abordagem simples para desencorajar o rosnado. Se você neutralizar a situação saindo ou deixando a pessoa sair, estará reforçando os benefícios de rosnar. Ao invés disso, deixe que a pessoa permaneça por um momento sem avançar mais. Deixe que o cão tenha um instante de calma e deixe que ele se afaste um pouco, se é o que está tentando fazer. Ele está recuando de algo que está causando medo. Essas ações irão desfazer a ameaça e ele vai parar de rosnar. Dê a ele um brinquedo mastigável, se parecer que ele ainda está inquieto, já que a mastigação ajuda a aliviar o estresse. Aguarde até ele parar de rosnar para apresentar o brinquedo, de modo que não seja interpretado como uma recompensa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível