Dicas para utilizar o Roland VS 2480

Escrito por scott shpak | Traduzido por rafael pereira de sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para utilizar o Roland VS 2480
Não há nada como faders para mixar a música, e o VS-2480 fornece 17 (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Dez anos após a sua primeira apresentação, o Roland VS-2480 continua a ser uma popular estação de trabalho de áudio digital autônoma que traz um estúdio de gravação de 24 canais totalmente autossuficiente para a sua mesa. Embora fácil de aprender na prática, a sua versatilidade vem com alguns truques, e até mesmo usuários experientes continuam a encontrar novos recursos dentre os truques do VS-2480. No entanto, ele é flexível o suficiente para ser personalizado em uma variedade de modos, adaptando-se a sua maneira de trabalhar.

Outras pessoas estão lendo

Opções essenciais

O VS-2480 é completamente criativo. Praticamente todas as funções são acessíveis através de botões e alavancas, usando o seu visor de LCD acoplado, no entanto, ele aceita um monitor de computador a cores, teclado e mouse, que, juntos, oferecem mais informações para o operador, bem como atalhos para acessar vários menus e funções. Esses adicionais são altamente recomendados.

Slots de expansão

Quatro slots de expansão, que aceitam os cartões de efeito Roland VSF-2 e VSF-3, estão disponíveis. Cada cartão oferece até dois efeitos selecionáveis ​​a partir de uma ampla gama de efeitos externos comuns. A maior parte dos VS-2480s são vendidos com um cartão VSF-2 instalado. Adicione quantos o seu orçamento permitir para expandir a versatilidade de sua unidade.

Desligue avisos de edição

O VS-2480 permite várias maneiras de realizar edições em faixas e formatos de onda. Conforme você se sentir mais confortável com a edição, é possível desligar as mensagens de aviso para reduzir a digitação. No menu "GLOBAL PARAMETER", na aba"Utility", selecione "Quick" para "LOCATOR/SCENE TYPE", "OVERWRITE" para "EDIT POINT Sw TYPE" e "Off" para "EDIT MESSAGE". Embora o Roland tenha 999 níveis de "UNDO", marque as suas edições enquanto você as faz.

Limpar uma faixa utilizando edição de "REGION" (região) com um mouse

Muitas faixas não têm material para apresentação ao longo de uma canção. Editar regiões não apresentáveis pode ajudar a limpar o som geral. Essa técnica também pode ser usada para remover ruídos de respiração de faixas vocais. Selecione a faixa a ser limpa e pressione "WAVE DISP." Selecione "REGION" na seção "TRACK EDIT" -- o botão ficará vermelho. Clique à esquerda e arraste a área da forma de onda a ser limpa. Clique com o botão direito do mouse e selecione "ERASE" a partir do menu aberto. Com os avisos de edição desligados, essa área está agora excluída.

Ajustando o Panning digital

Ligar um par de canais a uma fonte estéreo fornece alguns atalhos. O equalizador aplicado a um canal será acompanhado por outro, mova um fader e o seu parceiro se moverá também. O controle "PAN" é alterado para mostrar que o par é deslocado para a direita e para a esquerda extremas. Para estreitar o campo de som, clique em "DISP SUB" no canto inferior direito da tela e o controle "PAN" será revertido para controles individuais de esquerda e direita.

Configurar modelos

Economize tempo de configuração criando um modelo de projeto mestre. Esse é um arquivo de projeto vazio em que você altera e salva os parâmetros que você utiliza mais frequentemente. Parâmetros a serem considerados incluem: atribuições digitais de entrada; roteamento de fone de ouvido; atribuições de canais usados ​​regularmente; nomes de faixas comuns, efeitos favoritos, "MIDI" e os parâmetros "SYNC". Abra o arquivo "Template" e, no menu "PROJECT LIST", selecione "PROJECT COPY" cada vez que um novo projeto é criado e todos os parâmetros serão definidos.

Efeitos de impressão

Para ganhar ainda mais experiência com os efeitos internos, você pode gravar uma faixa e um efeito cíclico facilmente para a faixa livre, em seguida, solte o efeito para ser usado novamente. Em "EZ ROUTING", basta arrastar tanto a faixa original quanto o retorno FX para a nova faixa. Prepare a nova faixa e grave.

Utilize "UNDO" (desfazer) e "OPTIMIZED" otimizar para economizar espaço em disco

Se você gravar uma faixa que não será mantida devido a um erro ou falha, apague-a imediatamente utilizando o botão "undo". Você pode simplesmente gravar sobre ela, no entanto, ao contrário da fita, o original não é apagado. Ele permanece lá, usando espaço no disco rígido. Da mesma forma, selecione periodicamente "OPTIMIZE" a partir do menu "PROJECT" para remover dados antigos que estão sendo mantidos por perto apenas no caso de uma operação de "UNDO" ser mais tarde realizada. A opção "OPTIMIZE" vai economizar espaço e reduzir a fragmentação da unidade

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível